You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Prefeitura de Niterói contrata plataforma mobileX para transformação digital de serviços

MTM Tecnologia anuncia acordo para a utilização da plataforma mobileX no desenvolvimento de soluções digitais específicas para a cidade carioca, inclusive durante a pandemia do novo coronavírus

A MTM Tecnologia anuncia acordo para o fornecimento da plataforma mobileX à Prefeitura de Niterói (Rio de Janeiro) através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG). A parceria tem como objetivo agilizar o processo de transformação digital dos serviços oferecidos pela prefeitura, com a oferta de soluções e apoio completo para o desenvolvimento rápido de aplicações nativas para ambientes web e móveis, como iOS e Android. Como resultado imediato, a medida já tem sido fundamental, inclusive, para a entrega das ferramentas on-line da cidade durante a pandemia do novo coronavírus.

“O mobileX é uma plataforma de desenvolvimento de baixa codificação extremamente completa e inovadora, que permite o rápido desenvolvimento de soluções digitais para os mais diversos fins. Estamos muito felizes com esse acordo e temos certeza de que nossa tecnologia irá contribuir para a criação de serviços cada vez mais inteligentes e eficientes para os moradores e para a administração pública de Niterói”, diz Gustavo Perez, Diretor Executivo da MTM Tecnologia.

Segundo o executivo, a adoção da plataforma ajudará a SEPLAG a melhorar o desenvolvimento e a governança das várias aplicações multiplataformas (web e mobile) que estão sendo desenvolvidas visando simplifica os fluxos de trabalho da Prefeitura de Niterói. “Através da plataforma mobileX, a SEPLAG passa ter um ambiente centralizado para desenvolver, gerenciar e operar as suas aplicações ampliando a sua capacidade de atender as demandas da prefeitura por soluções digitais.”.

Entre as aplicações desenvolvidas, destaca-se uma solução composta de um portal web e aplicativos móveis (Android e iOS) criados exclusivamente para centralizar os serviços relacionados ao COVID-19. Totalmente desenvolvido com utilizando plataforma mobileX, o portal apenas teve mais de 3,5 milhões de page views em uma semana de operação.

Além de disponibilizar informações relevantes, a solução serve de acesso para iniciativas importantes, como a ação “Niterói Ligada em Você”, que apoia na triagem e no monitoramento de pessoas infectadas pela doença, e o Programa de Renda Básica Temporária - que visa garantir o acesso à alimentação e itens básicos de higiene às famílias em situação de vulnerabilidade social de Niterói. Um cartão pré-pago com R$ 500 foi distribuído para as famílias e, por meio do portal e das apps desenvolvidos com a plataforma mobileX, o cidadão de Niterói po de checar se tem direito ao benefício e a data e hora para retirada do cartão.

Do mesmo modo, a plataforma está sendo utilizada para desenvolver apps que apoiem outros programas. Uma solução web foi desenvolvida em cinco dias, por exemplo, para atender o Programa Empresa Cidadã de Niterói, que destina auxílio de R$ 1.045 reais, por três meses, para até nove empregados de empresas, entidades religiosas e sindicais de qualquer porte, com alvará e até 19 funcionários. Com a aplicação, as empresas puderam realizar seus cadastros e solicitar o benefício de forma on-line. Através do portal de administração e operação das aplicações mobileX, os servidores da Secretaria da Fazenda puderam acessar de forma segura todas as informaçõ es enviadas pelas empresas e aprovar ou não o benefício.

Para Ellen Cristine Bonadio Benedetti, Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão da Prefeitura Municipal de Niterói, a adoção da solução fornecida pela MTM Tecnologia tem sido fundamental para acelerar a distribuição de informações e serviços para a população niteroiense. "A plataforma mobileX tem sido essencial no desenvolvimento de soluções que apoiam na operacionalização de serviços e programas que a Prefeitura de Niterói está disponibilizando para minimizar os impactos do COVID-19".

A secretária avalia que, em tempos de distanciamento social, as campanhas e serviços públicos precisam ser rapidamente operacionalizadas. “A digitalização nos permite ser mais ágeis. As soluções web e mobile estão sendo altamente demandadas, e esse acordo nos oferece a capacidade de ter essas soluções rapidamente desenvolvidas e disponibilizadas para a população de Niterói”, diz, destacando o papel da plataforma da MTM Tecnologia.

Em vigor desde o começo de 2020, o acordo compreende o licenciamento, hospedagem, suporte e manutenção da plataforma mobileX, e de todos os aplicativos desenvolvidos a partir das ferramentas da MTM. “O processo de transformação digital de estados e municípios precisa respeitar a natureza dinâmica dos serviços públicos e ser rápido para atender demandas urgentes, como é o caso agora. Niterói já havia identificado a necessidade de contar com uma plataforma dinâmica, que permitisse o desenvolvimento ágil de aplicações web e mobile. Durante a pandemia de COVID-19, soluções multiplataformas estão sendo entregues em curto espaço de tempo. É esse o objetivo da nossa solução e vamos continuar ajudando-os nessa tarefa", sinaliza Perez.

Top stories in your inbox!