You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Produção industrial do Paraná é destaque em índice brasileiro de 2019

Desenvolvimento de tecnologias alavancaram crescimento de diversos setores, entre eles papel, celulose e energia

Nos onze primeiros meses de 2019, o Paraná foi destaque no crescimento da produção industrial: 5,4%, o maior índice do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tal crescimento foi puxado pela fabricação de produtos de metal (4,7%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,2%), máquinas e equipamentos (12,7%), produtos alimentícios (6,6%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (27%).

O ano de 2019 também foi positivo para a Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia. Na América do Sul, a companhia finlandesa possui unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile.

Grandes projetos no Brasil impactaram diretamente os resultados globais da Valmet, como o contrato para fornecimento de tecnologias de produção de celulose e de papel embalagem para o projeto Puma II da Klabin.  Este projeto inclui a entrega de uma linha de produção de papel kraftliner e de uma nova linha de fibras equipada com sistema de cozimento contínuo G3. Além disso a Valmet fará a reforma da linha de secagem de celulose para aumentar sua capacidade. "O contrato para a máquina de papel kraftliner representa um avanço importante da Valmet no mercado de máquinas para papéis de embalagem. Além disso, a venda do sistema de cozimento contínuo cria a primeira referência mundial para a nova tecnologia G3", destaca o presidente da Valmet na América do Sul, Celso Tacla.

A Valmet ainda conquistou outros pedidos significativos no Brasil: para a Bracell, no estado de São Paulo, o fornecimento das plantas de Evaporação, de Caustificação e de um sistema de Gaseificação de Biomassa que produzirá biogás para os fornos de cal. No início de 2020 foram assinados os contratos para o fornecimento das principais ilhas de processos para a joint venture formada pelas empresas Lenzing e Duratex, a LD Celulose S.A, incluindo a linha de fibras, secagem e enfardamento, planta de evaporação, planta de licor branco e um sistema de cristalização para tratamento de cinzas. Para este projeto, a Valmet ainda fornecerá o sistema de automação e simuladores de processo e treinamento para toda a fábrica.

Para Celso Tacla, outro ponto alto de 2019 foi a abertura do centro de serviços em Concepción, no Chile. “Nosso time fez um grande trabalho contratando e treinando os novos colaboradores em Araucária, e fazendo com que o startup desse centro fosse um sucesso. Ao observar o desenvolvimento operacional, a Valmet América do Sul é modelo no que se refere a excelência operacional. Temos uma grande base instalada no Chile e estamos neste momento executando os projetos de instalação de uma nova Caldeira de Recuperação, Caldeira de Força e de uma nova linha de secagem de celulose para o projeto Arauco MAPA”, comenta.

“Em 2019, obtivemos quase 4 bilhões de euros em pedidos recebidos globalmente; 3,5 bilhões de euros em vendas líquidas e lucratividade acima de 300 milhões de euros. Queremos mover a indústria à frente. Também, queremos desenvolver nossos produtos, clientes, tecnologias e as pessoas que compõem nossos times. Os resultados demonstram que nossa estratégia realmente funciona, e somos 13.000 colaboradores no mundo todo empenhados em entregar resultados cada vez melhores”, comemora o CEO da Valmet, Pasi Laine.

Os dados foram ressaltados durante encontro do grupo executivo da empresa no Brasil. O CEO e demais presidentes das regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África), Ásia-Pacífico, China, e das áreas de Negócios e Serviços, Papel e Energia, Automação e Marketing, estiveram reunidos no início do ano com os mais de 400 colaboradores da unidade Araucária para apresentar o balanço de 2019 e as perspectivas para 2020.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. A gestão da Valmet na América do Sul está concentrada na unidade de Araucária-PR, com o suporte das unidades de Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br