You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Professor publica manual sobre como lidar com emoções durante a pandemia

O coronavírus ainda não atingiu tanta gente quanto os distúrbios emocionais causados pelo medo, isolamento social e ansiedade diante da situação de pandemia. Pensando nisso,  o professor de Psicologia da Universidade Positivo, Gilberto Gaertner, criou um vídeo-manual de orientação sobre como lidar com as emoções nesta época. “Em um momento de mudanças drásticas de rotina, falta de controle e insegurança, é importante instrumentalizar as pessoas para que possam minimizar os efeitos da ansiedade e do estresse situacional”, explica. A ideia do conteúdo surgiu de uma preocupação da coordenação do curso de Psicologia com a saúde mental de seus professores e alunos.

De acordo com o psicólogo, situações de grande estresse ocasionam um desequilíbrio no sistema nervoso neurovegetativo e afetam o campo emocional. “Vivemos um período de conturbação existencial em todos os sentidos, com quebra de rotina, isolamento social, insegurança, falta de controle, o que ocasionam estresse, ansiedade e até restrições na respiração”, ressalta.

Segundo ele, a ansiedade desencadeada pela pandemia e reforçada pelo isolamento social pode provocar preocupação elevada, tensão muscular, taquicardia, entre outros sintomas. "Esse estado afeta a atenção e a concentração, a clareza de pensamentos e pode gerar irritabilidade”, aponta. Os vídeos, com técnicas de respiração e distensionamento, têm o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia. Segundo Gaertner, quando uma pessoa está tensa e irritada, a comunicação tende a ser intempestiva. “Por isso, nesse momento é preciso ter atenção em todas as nossas ações para que possamos conviver de forma minimamente saudável até que tudo volte à normalidade”, alerta.

O material está disponível no canal ITKF EVENTS do Youtube. Na próxima semana, o professor vai falar sobre home office e uso de telas.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com quatro unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Mais informações em www.up.edu.br

Top stories in your inbox!