You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Programa de capacitação gratuito seleciona 110 mães da periferia para aprenderem profissões digitais

Com apoio de Danone Nutricia, "WOMBY: Inclusão por um bit", realizado em parceria com B2Mamy e outras empresas, humaniza relação entre trabalho e maternidade

Foto: Divulgação

Criado por um hub de inovação formado pelas empresas B2Mamy, Be Blue Ocean, WISHE Investimento e Filhos no Currículo que, juntas, compõem o maior ecossistema de maternidade do Brasil, e com apoio pioneiro de Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, o "WOMBY: Inclusão por um bit" é um programa de capacitação e empregabilidade que visa capacitar 110 mães da periferia de todo o Brasil para que tenham profissões digitais, que permitam trabalhar de forma remota para que, assim, possam estar mais próximas  da rotina de seus filhos e girar a economia dentro da sua comunidade.

Lendo uma entrevista que informava que as mulheres das periferias interrompiam a amamentação com o bebê de apenas 4 meses para retornar ao trabalho, Dani Junco, cofundadora da Womby, viu um problema que poderia ser resolvido com tecnologia “Elas se deslocam para os centros em média por 4 horas (ida e volta) para receber um salário de cerca de R$ 800,00. Isso não fazia sentido para mim com tantas oportunidades de profissões remotas” reforça.

O programa Womby: inclusão por um bit tem o propósito ambicioso de humanizar a relação do trabalho com a maternidade e a primeira turma, que inicia em 10/08, terá treinamento para trabalhar com Mídias Sociais.

“Estou desempregada há, mais ou menos, um ano, e, cada vez mais, fica difícil voltar ao mercado de trabalho, devido à idade e à procura de alguém de confiança para ficar com os filhos. É uma oportunidade única aprender uma profissão ou ser direcionada para o caminho certo, sem ter que abrir mão do convívio com meus filhos”, revela Maria Isabel Alves, 39 anos, mãe de Daniel (9 anos) e Maya (10 meses).

A participação de Danone Nutricia nasceu como continuidade de uma parceria de longa data com a B2Mamy, aceleradora e primeira empresa especialista em maternidade no Brasil e tem como propósito formar mulheres líderes e livres economicamente, da qual Dani Junco também é cofundadora. Entre os frutos dessa parceria, há um vídeo que fala sobre mães no mercado de trabalho, e uma sala de amamentação exclusiva, no espaço físico de co-working baby friendly da B2Mamy. Além de lives diversas, especialmente voltadas para mães, das quais os pais são igualmente convidados e encorajados a participar.

A parceria entre as empresas começou pelo apoio em conjunto à causa dos Primeiros 1000 Dias. “Esse período é considerado uma janela de oportunidades na vida do bebê e a mãe tem um papel fundamental nessa fase da vida. Sendo capacitadas para trabalharem remotamente, terão mais tempo para ficar com seus filhos e aumentar, inclusive, a chance de prolongar o período de amamentação”, aponta Fernando Lopes, Diretor de Marketing da Danone Nutricia. A empresa atua com diversas frentes a favor da causa dos Primeiros 1000 Dias e lançou, recentemente o Juntos Sendo Pais (www.danonenutricia.com.br/juntos.html), projeto especialmente dedicado às famílias que estão nesse momento da vida.

As aulas do projeto "WOMBY: Inclusão por um bit" serão 100% online e gratuita para as selecionadas, quinzenais e ao vivo, mas ficarão gravadas para quem precisar acessar em outro horário.  Dentre as participantes, 10 serão selecionadas para receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.000,00 por mês, durante seis meses, para garantir um sustento básico enquanto acompanham o curso.

“Estou muito feliz por ter sido selecionada para participar. Encontrei uma luz no fim do túnel para voltar ao mercado de trabalho”, conta Taína Carvalho, 25 anos, mãe de Jan Lucas (3 anos) e Islla Maria (4 meses).