You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Qintess debate aceleração da Transformação Digital no varejo durante a pandemia

Empresa discute os impactos da pandemia de Covid-19 ao mercado varejista e a importância da tecnologia para a retomada dos negócios

Mais do que nunca, o varejo agora precisa ser digital. Essa é a grande mensagem da Qintess, uma das principais fornecedoras de soluções de tecnologia do Brasil, que defende a importância da Transformação Digital para o incremento dos negócios de marcas e lojistas de todo o Brasil.

“A pandemia de Covid-19 colocou em xeque toda a rotina tradicional do mercado varejista, exigindo que grandes operações tivessem de acelerar suas jornadas de digitalização do dia para a noite”, afirma Fernando Artea, Diretor Executivo da Qintess.

Para antecipar tendências desse setor, a Qintess está promovendo um novo projeto para incentivar a troca de experiências e o uso de tecnologias que modernizem a estrutura e o modelo de relacionamento das companhias varejistas com clientes finais. “A pandemia do Covid-19 acelerou a jornada de digitalização dos negócios e as marcas que mais rapidamente aderirem ao modelo digital estarão seguramente mais preparadas para obterem sucesso em suas operações”, diz Artea, destacando que o tema acaba de ser debatido no primeiro Webinar sobre a Transformação Digital e Inovação no Varejo. Empresas líderes, como C&A, GPA e Natura&CO estão apoiando a iniciativa em prol do desenvolvimento do setor varejista.

Entre os executivos que participaram da ação está Fernando Guglielmetti, Head de E-Commerce, Marketplace, Omnichannel e Digital da C&A, que destaca a transformação da experiência dos clientes e a mudança na organização dos negócios como algumas das principais áreas afetadas pela crise. “Parte do impacto gerado pelo fechamento das lojas foi revertido em uma nova experiência, com o avanço de novos canais”, diz, ressaltando a velocidade desse movimento. “A pandemia acelerou a transformação digital. Podemos dizer que avançamos dois anos em apenas alguns meses”.

É nesse cenário que a área de TI pode ser utilizada como um elemento de impulso para garantir máxima performance das operações – mesmo diante de imprevistos como a pandemia. “As inovações que estamos vendo agora, na verdade, já estavam no mercado, mas de uma forma muito mais lenta e cuidadosa. O que aconteceu, porém, é que na hora da necessidade, muitas companhias aceleraram suas jornadas de digitalização, antecipando movimentos que, talvez, só veríamos daqui alguns anos”, observa Artea, ressaltando a transformação vista no mercado desde o início da pandemia.

O executivo reitera, também, a importância da adoção de uma cultura de inovação dentro das companhias. “A transformação digital deve ser vista como uma questão contínua, e é aí que o suporte de parceiros e especialistas pode ajudar a acelerar as inovações. É preciso reinventar os negócios de maneira extremamente ágil e, ainda, oferecer uma experiência completa aos clientes, antecipando as tendências. O melhor jeito de inovar é tornar esse processo mais dinâmico e orientado ao dia a dia dos negócios”, acrescenta Artea.

É esse o exemplo trazido por Jorge Proença, Head de TI Digital e Inovação do GPA, controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar e pioneiro no e-commerce alimentar brasileiro. “O trabalho que fizemos antes, sem saber da pandemia, ajudou muito na tomada de decisão. Nosso board deu muita autonomia e liberdade para podermos entregar uma estrutura segura nas lojas e escalar no e-commerce”, avalia.

Segundo Luciano Abrantes, CTO e Head de Digital Innovation da Natura&CO, 85% das consultoras da companhia na América Latina já utilizavam a plataforma digital com bastante frequência, inicialmente com funções simples e depois, de forma mais complexa. “A Natura é uma empresa prioritariamente de vendas por relações, assim o distanciamento social impactou muito nosso jeito de fazer negócio. Isso fez com que levássemos toda a relação para o ambiente online. Com resultado, a venda direta foi digitalizada e o canal digital cresceu acima de três dígitos”, afirma o executivo.

A gravação completa do webinar Transformação Digital e Inovação no Varejo, primeiro evento da Qintess sobre os rumos do segmento varejista nos novos tempos, pode ser acessada no link https://br.qintess.com/webinarvarejocompleto Para mais informações e inscrições dos próximos eventos, acompanhe os perfis da Qintess nas redes sociais ou no site www.qintess.com.br.

Top stories in your inbox!