Quais são os desafios de uma mulher empreender no mercado automotivo no Brasil

3 months ago

*Por Bárbara Siqueira

Não é preciso muito empenho para descobrir o quanto a indústria automotiva tem passado por drásticas mudanças nos últimos anos. Com a chegada de novas tecnologias, inovações e, principalmente, uma nova demanda de consumidores ao mercado, as empresas precisaram se renovar e gerar diferentes percepções de valor.

Quando levamos nosso olhar para o mundo das startups que norteiam o setor automotivo, a necessidade da transformação fica ainda mais latente. Como já falamos em outras oportunidades, segundo um estudo da Liga Ventures chamado de Liga Insights AutoTech, existem 193 startups brasileiras que estão revolucionamento o mercado automotivo desde a linha de produção, venda e manutenção ou transportes de cargas e passageiros. Desse total, 80% estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, sendo 61% e 17%, respectivamente.

A boa notícia é que em um ambiente majoritariamente masculino, existem iniciativas femininas que apostam em startups no setor e têm levado insights valiosos para o crescimento de todos. Isso acontece, em grande parte, pelo empoderamento feminino dos últimos anos e que ganha protagonismo em setores que antes eram totalmente fechados.

Eu mesma sou um exemplo desse movimento. Me formei em Gestão de Moda pela Anhembi Morumbi e atuei nesse mercado por 10 anos, sendo meu último trabalho a expansão da rede de Lojas Forever 21 no Brasil. Após esse período, resolvi arriscar e fundei a Olho no Carro.

Meu insight veio por conta da influência familiar, que já atua no mercado de informações há 20 anos e fez com que eu observasse um gap no setor, oferecendo o serviço de consultas veiculares ao mercado. Hoje, oferecemos segurança para transações de compra de veículos e somos o primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, que analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis.

Logo no início sofri uma série de preconceitos e foi preciso ter ao meu lado figuras masculinas, para que alguns clientes passassem a ver credibilidade em meu negócio. Mas, com o tempo e entregas de qualidade, isso mudou e hoje não tenho mais problemas com nenhum stakeholder.

Portanto, você, mulher que deseja empreender no setor automotivo, não tenha medo! O começo é difícil para todos (independente do sexo), mas não desista e prove seu valor! O sucesso virá como consequência imediata!

*Bárbara Siqueira é CEO da Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. Oprimeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM

Renniê Paro

Published 3 months ago