Quase 50% de brasileiros esquecem de apagar a luz do escritório; como reverter a situação?

6 months ago

Empresas no Brasil não podem mais alegar estar no escuro quando se trata de reduzir custos desnecessários. Uma pesquisa realizada com mais de 1000 profissionais brasileiros identificou que quase metade se esquece de apagar a luz quando sai do escritório - e muitos repetem o “hábito” de 1 a 3 vezes na semana.

A pesquisa da Signify, anteriormente conhecida como Philips Lighting, e conduzida pela Toluna revelou o seguinte: quase 50% dos entrevistados afirmaram ter esquecido de apagar as luzes, 20.96% se esqueceram de 1 a 3 vezes por mês e 17,5% admitiram ter esquecido uma vez na semana. Um pouco menos de 5,5% se esqueceu de 2 a 3 vezes por semana e mais de 4% se esquecem diariamente.

Estima-se que a média das empresas brasileiras gasta R$130,00 por mês em energia por empregado. Com a iluminação sendo deixada acesa desnecessariamente, as empresas acabam pagando milhões de reais em contas de energia que poderiam ser significativamente menores.

E como reverter a situação? A Signify se torna um aliado dos empregadores com o SpaceWise para escritórios inteligentes: sistema de iluminação em LED que, através de controlos sem fios, permite configurar zonas de iluminação adequadas para cada ambiente do escritório de forma que as áreas não usadas sejam escurecidas automaticamente quando o sensor não capta presença de funcionários no local.

Os escritórios do Citibank em Canary Wharf, no Reino Unido, substituíram a iluminação de lâmpadas fluorescentes pela solução em LED com sensores e, em curto prazo, com a alteração em apenas dois andares do prédio, foi notado uma redução significativa no consumo de energia. Aos poucos, mais ambientes passaram pela mudança e em um espaço de seis meses o monitoramento demonstrou uma economia média de energia de 40% com a solução em LED.

Ao utilizar controles e iluminação por LED, o Citi conseguiu manter um ambiente iluminado de alta qualidade para seu pessoal, ao mesmo tempo em que reduziu significativamente o consumo de energia - e consequentemente a conta no fim do mês.

Carlos Silva

Published 6 months ago