Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Autotech

Quer vender seu carro? Procure a menor taxa; plataformas online podem ajudar

Vender o carro pode ser uma boa alternativa para ganhar uma grana extra ou sair de um endividamento, por exemplo. Mas quem vai passar o usado “para frente” precisa ficar atento com as taxas impostas pelos intermediadores. Vale lembrar que uma concessionária cobra cerca de 15% do valor da venda, seguindo a tabela FIPE. Já os sites de leilões cobram, em média, 40%. Uma opção mais rentável para quem deseja vender o usado são as plataformas online, que oferecem taxas mais acessíveis e atrativas para os vendedores.

É o caso da Carflix, startup brasileira que oferece em seu site apenas carros usados selecionados após rigorosa inspeção de mais de 130 itens e cobra apenas 5,9% do valor da transação, que é paga pelo vendedor somente se a venda for finalizada. Para comparação, o valor pago para quem vende pode ser de 15 a 20% maior do que a média oferecida por concessionárias.

"Conseguimos oferecer esta vantagem para quem vende na plataforma, pois a Carflix não precisa pagar grandes showrooms, ter equipes enormes de vendedores, entre outros investimentos que tornam a porcentagem maior nas concessionárias. Quase todo o processo de venda é realizado pela internet”, explica o CEO da Carflix, Fabio Pinto.

**Como funciona para o vendedor? **

Se você quer vender seu carro, basta acessar o site da Carflix e informar alguns dados do veículo, como modelo, ano de fabricação e placa e agendar uma inspeção detalhada do automóvel. Nela são verificados mais de 130 itens – divididos entre mecânica, elétrica, funilaria, suspensão, interior, funcionamento geral, etc. – dificultando, ao máximo, qualquer falha no processo. Além disso, é feita uma extensa verificação da documentação do carro, minimizando as chances de haver alguma restrição no veículo.

Caso o veículo passe na inspeção, é definido um valor para ele. O preço de venda é decidido pelo vendedor em conjunto com a Carflix, que possui um banco de dados com informações de institutos de renome, bem como médias do mercado em geral, garantindo que o preço de venda seja o mais justo possível, tanto para comprador como para vendedor. Ao aceitar o valor proposto pela empresa, o carro é publicado no site e nas mídias sociais da startup e em até 48h está pronto para receber propostas.

Como funciona para o comprador?

Ao se interessar por um carro o comprador pode tirar todas suas dúvidas por meio de canais de comunicação no site. Permanecendo o interesse, o próximo passo é ver o carro pessoalmente. Para isso é agendado um horário junto com a Carflix, que disponibiliza um local no qual o comprador pode ver o carro com toda a tranquilidade. Toda a negociação é feita diretamente com os especialistas da plataforma.

Se o comprador fechar a compra, é assinado um contrato de compra e venda entre as partes e a Carflix. Com esse contrato, todos têm a segurança jurídica de que a venda existe e, assim, o comprador pode fazer o depósito do valor em uma conta custódia da empresa. Quando o depósito for efetivado, a Carflix avisará o vendedor para que preencha e assine o Documento Único de Transferência (DUT).

Sobre a Carflix

A Carflix é uma startup que propõe uma melhor compra e venda de veículos por meio de sua plataforma online. Para entrar no menu, os carros passam pelo 'teste de seleção' - uma inspeção rigorosa do veículo e documentação que garante a boa compra. Por isso, é a única plataforma que dá garantia total (não apenas motor e câmbio) por um ano. Para quem vende, a Carflix cobra uma taxa de 5,9%, bem abaixo do que a média cobrada pelas concessionárias, cerca de 15%. O negócio começa na internet e termina no escritório da Carflix, sem risco algum para os dois lados.

Quer vender seu carro? Procure a menor taxa; plataformas online podem ajudar
Share article