Ranking inédito lista os melhores cursos a distância do Brasil

10 months ago

Este é o primeiro ranking totalmente voltado para EAD

Até hoje, os rankings no Brasil restringiam-se aos cursos presenciais, deixando de lado uma modalidade que cresce em velocidade exponencial: a educação a distância. Para preencher essa lacuna, foi lançado o EAD Ranking, o primeiro ranking do gênero no Brasil, desenvolvido pela plataforma de aprendizagem virtual Canvas. A classificação final será revelada em abril de 2019.

Com inscrições abertas para as instituições até o dia 15 de março, o ranking vai listar os melhores cursos a distância do Brasil, seguindo a metodologia empregada por classificações universitárias tradicionais. O EAD Ranking adotará critérios como a atenção dedicada a cada aluno, a infraestrutura tecnológica disponível dos cursos e sua reputação no mercado de trabalho.

A avaliação dos cursos de diversos níveis e áreas de interesse, foi desenvolvida pela Rede Rankintacs em parceria com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e o Grupo Gestão RH. Para participar do ranking, as inscrições devem ser feitas diretamente no site.

“Acreditamos que o Brasil é um dos países do mundo com maior potencial para o desenvolvimento da educação a distância. Para dar consistência a esse crescimento, é importante haver controle de qualidade forte e bastante transparência”, defende o diretor do Canvas na América Latina Lars Janér.

De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as matrículas em EAD cresceram 17,6% em 2017. Os estudantes EAD chegaram a quase 1,8 milhão nesse mesmo ano – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.

A flexibilidade de horário e o baixo custo são dois dos maiores atrativos da educação a distância. Num país de dimensões continentais como o Brasil, a EAD tem o trunfo de permitir que milhares de pessoas estudem e se capacitem profissionalmente, acessando conteúdo educacional de alta qualidade, sem ter de sair de casa.

“A educação a distância oferece uma oportunidade de ouro para os brasileiros, que, a partir de agora, poderão contar com uma fonte de informação imparcial antes de decidir em que curso querem investir seu tempo e seu dinheiro”, acrescentou Janér, um dos idealizadores do projeto, patrocinado e desenvolvido pela Canvas, líder mundial em produção de softwares para EAD.

Carlos Silva

Published 10 months ago