Razões para investir no mercado de consulta veicular

a month ago

*Por Marcos Siqueira

A procura por dados e informações cada vez mais refinadas sobre o histórico e procedência de veículos é crescente. Principalmente para quem compra um carro usado, é importante entender da onde aquele automóvel vem e o que já sofreu, para evitar problemas futuros.

Por isso, o mercado de consulta veicular também tem ganhado espaço nas rodas de conversas de investidores, agentes da indústria automotiva e, claro, do consumidor final. Isso porque é um serviço que pode ser utilizado basicamente por qualquer empresa que necessita saber a procedência de um veículo: lojistas, vistorias, despachantes e companhias que queiram garantir a qualidade dos veículos de sua frota.

Para se ter uma ideia do tamanho do mercado, foram vendidos mais de 14,2 milhões de veículos usados em 2018, de acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). E esse número tende a ser ainda maior em 2019, já que o último relatório mostra um crescimento em relação ao ano passado.

Além disso, há um índice (nada bonito) de mercado que nos dá outro norte. No Brasil, mais de 500 mil veículos são roubados por ano e estima-se que 40% desses veículos não são recuperados e acabam sendo revendidos. Ou seja, podem voltar ao mercado com restrição judicial, passagem por leilão e sinistro, reduzindo muito o valor do veículo.

Agora, por meio das plataformas de consulta veicular é possível saber todo o histórico do veículo que se deseja negociar apenas com o número da placa ou chassi. Ou seja, é uma das ferramentas que o setor automotivo mais deve fazer uso nos próximos anos. Portanto, há muito espaço para quem deseja empreendedor no setor ou investir suas fichas em alguma empresa ou startup que já esteja operando. O importante é ficar de olho nas funcionalidade que cada uma oferece e, claro, investir tempo, know-how e dinheiro naquela que melhor se enquadra dentro do que você considera um bom negócio.

Pense nisso!

*Marcos Siqueira é Presidente da Checktudo, empresa pioneira no mercado de informações veiculares, com mais de 20 anos de atuação e que tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco

Renniê Paro

Published a month ago