Risco e compliance na gestão de frotas: entenda como a tecnologia pode ser uma aliada

Renniê Paro | 2 min read

*Por Marcos Siqueira

Compliance. Essa palavrinha tem aparecido cada vez mais no dia a dia de diferentes empresas e setores no Brasil. Em linhas gerais, compliance nada mais é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares e as políticas e diretrizes estabelecidas para um negócio.

Em tempos em que, infelizmente, presenciamos o crescente número de escândalos de corrupção em todo país, em esferas públicas e privadas, essa tem sido uma disciplina cada vez mais exigida por quem quer atuar com idoneidade e transparência.

Quando falamos do setor rodoviário, um dos mais importantes para a economia brasileira, a aplicação de plataformas de gestão de risco e compliance se torna imperativa para o bom posicionamento de uma empresa. Isso porque, já existem indícios de que atuar em uma empresa que aplica o compliance de maneira correta ajuda na disseminação de uma cultura ética, melhora o ambiente geral e, consequentemente, ajuda a reter talentos.

Por isso se torna cada vez mais importante que gestores da área rodoviária apostem em novas tecnologias e plataformas que possam se tornar verdadeiros hubs de concentração de dados para suas frotas. Dessa maneira, será possível otimizar itens que impactam diretamente nos custos das empresas de frotas, tais como: manutenção; consumo de combustível; treinamento de profissionais; seguro dos veículos; documentação e impostos; depreciação dos carros; frota ociosa e roteirização ineficaz.

Portanto, já passou da hora de você olhar com mais carinho para as plataformas de consultas veiculares, gestão de risco e compliance e aplicá-las dentro de seu negócio. Somente assim, você terá uma operação mais inteligente, gerando alta produtividade e impacto positivo em toda a cadeia automotiva.

*Marcos Siqueira é Presidente da Checktudo, empresa pioneira no mercado de informações veiculares. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa apresenta crescimento de 20% ao ano e tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco. Atualmente com mais de 10 mil clientes em todo país, a Checktudo conta com um portfólio de soluções que oferecem consultas de veículos, sendo seu diferencial a quantidade de informações disponibilizadas em um mesmo sistema, além da possibilidade de prevenção de fraudes, gestão de riscos, redução de inadimplências e custos e aumento do resultado financeiro de seus clientes.

Share twitter/ facebook/ copy link