A RuaDois, startup que digitaliza as operações das imobiliárias brasileiras, nasceu da experiência de Paulo Fernandes com a transformação digital da própria imobiliária da família em Brasília, a Beiramar. Depois de provar que era possível dobrar a margem líquida em um ano apenas com iniciativas de inovação, ele passou a levar o olhar da necessidade de modernização para todo o mercado imobiliário do País. Como resultado, a RuaDois já alcançou mais de 6 mil visitas agendadas desde o início de sua operação há um ano.
Fundada com a missão de democratizar a transformação digital do setor, a RuaDois tem um grande mercado potencial: são cerca de 50 mil imobiliárias ativas no Brasil (COFECI), que atendem um perfil mais conservador de investidores, os proprietários de imóveis. O modelo proposto pela startup — que conta com plataforma digital, serviços sob demanda e produtos financeiros — oferece soluções para as imobiliárias otimizarem a experiência de locação para proprietários e locatários. Na prática, entrega agilidade e reduz a burocracia dos processos, como a assinatura de contratos.
Por si só, alugar um imóvel no Brasil exige resiliência: muita gente precisa disso, mas nem sempre consegue ser atendida. Isso acontece, em grande parte, porque as equipes das imobiliárias são reduzidas. Então, os funcionários exercem várias funções, como analisar propostas, entregar e receber chaves, agendar visitas, entre outras. Para gerar mais valor ao serviço prestado pelas imobiliárias e preencher essa lacuna, a RuaDois oferece, sob demanda, profissionais recrutados e treinados pela empresa para acompanhar visitas e uma base de fotógrafos profissionais a um custo acessível. Na mesma lógica da economia compartilhada, como Uber e Airbnb, esses hosts recebem por visita e proposta enviada, tirando a ociosidade de mão de obra da equação.
A operação da RuaDois ajuda a reduzir o número de ações necessárias para realizar uma locação, e aumentar a disponibilidade de horários de visitação. Consequentemente, fica mais rápido alugar um imóvel: em vez de 6 dias para entrar na casa nova, o locatário consegue resolver tudo em um dia – um corte de mais de 80%. Além do crescimento da conversão de leads em locações, as imobiliárias de todo o País têm otimizado seus espaços físicos na hora de atender seus clientes e conseguido agendar visitas por meio da plataforma com até 2 horas de antecedência do horário desejado.
Abraçando as diferenças locais e a variedade de perfis de locatários, o formato da startup permite a fluidez de escolhas na jornada de locação pelas imobiliárias de acordo com cada cliente: a experiência é 100% digital e tem o atendimento humano personalizado sempre à disposição. Aos proprietários, a plataforma garante maior segurança e rapidez na hora de alugar seus imóveis, pois oferece especialistas nas regiões atendidas.
Com essa estratégia, a startup cresceu, em média, 35% ao mês no último trimestre de 2019. Em um ano de operação, expandiram suas operações para as cinco regiões do País, atuando em estados como São Paulo, Bahia, Tocantins e Santa Catarina. Até o final de 2020, a empresa planeja aumentar sua base de clientes em dez vezes.
A tecnologia, serviços e produtos oferecidos pela empresa ainda diminuem o número de idas a imobiliárias de quinze, em média, para apenas uma vez. E, se o locatário preferir, nem é necessário ir ao local. Dessa forma, a RuaDois é a solução mais completa para digitalizar toda a jornada de locação e torna o relacionamento humano — importante para muitos perfis de locatários por transmitir confiança e credibilidade — um elemento opcional. A democratização fica ainda mais evidente com a facilidade e rapidez na implementação dos serviços oferecidos pela RuaDois, que oferece um valor competitivo dentro desse mercado.