You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Sanofi ganha agilidade nos processos com serviços de TI da Resource

Sanofi ganha agilidade nos processos com serviços de TI da Resource

Biofarmacêutica francesa também reduziu custos ao automatizar operações

A Resource, tech partner focada na entrega de transformação digital, modernizou os sistemas de gestão de garantia e controle de qualidade da operação brasileira da Sanofi, o que rendeu muitos ganhos à biofarmacêutica francesa com atuação global. Foram implementados dois projetos dedicados à otimização dos processos de garantia e controle de qualidade da companhia no País: o primeiro para o gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS), com funcionalidades avançadas aos módulos de Administração da Qualidade (QM) e Manutenção Industrial (PM); e o segundo voltado à Solução de EPI (Eletronical Process Instruction), por meio das ferramentas de Folhas PI do Módulo PP-PI.

“A implementação adequada e plenamente ajustada dos módulos SAP permitiu otimizar o fluxo de informações dos processos de produção e qualidade, tanto para os analistas de laboratórios de análises quanto para os gestores de operação, para o controle e a garantia de qualidade, simplificando os procedimentos operacionais e acelerando o tempo de liberação dos produtos”, diz Norton Miasake, Gerente de Serviços da Resource. “Antes, várias informações eram registradas em planilhas e logbooks, o que implicava em riscos à segurança das informações, duplicação de atividades e falta de integração entre os departamentos”.

Soluções customizadas

No pré-projeto LIMS, a companhia identificou o módulo Quality Manager (QM) como a melhor solução a ser aplicada nos processos da Sanofi. “Havia uma determinação da matriz para utilizar outro sistema de gerenciamento de informações laboratoriais. Com o auxílio da Resource, por meio do mapeamento de processos e comparações das soluções, provamos que o SAP QM traria mais benefícios, e ainda seria uma solução de implementação mais rápida e de menor custo”, afirma Tércio Ghizellini Jr, Gerente de Sistemas de Informação da Sanofi Brasil.

A Resource realizou a completa implementação do LIMS em cerca de oito meses, o que representa metade do tempo que se levaria com a outra solução. A partir dos requisitos levantados junto ao cliente, foram executadas funcionalidades e, eventualmente, desenvolvidas soluções customizadas alinhadas com a necessidade interna das equipes.

A iniciativa também contemplou o levantamento de toda a documentação dos processos e ações a serem gerenciadas, detalhamento de toda a solução técnica, testes e validação de sistema para atendimento às agências reguladoras (ANVISA e FDA).

Já o Projeto EPI foi realizado em apenas quatro meses e idealizado com o intuito de acelerar os registros de informações dos processos produtivos, diminuir a circulação de informações em papel e agilizar o processo de liberação de produto. “Atualmente, a solução é utilizada em várias filiais da Sanofi, em diferentes países”, afirma o gerente.
         Agilidade e segurança

           As funcionalidades das Folhas PI foram aplicadas em uma linha de produção piloto, em esforço conjunto entre Sanofi e Resource. “Com isso, a empresa pode ganhar em agilidade, inteligência e segurança, reduzindo o consumo de tempo em atividades operacionais e possibilitando a rastreabilidade das informações em uma única base de dados”, afirma Ghizellini. Para cumprir à risca as determinações exigidas pelas agências reguladoras, os documentos, relatórios e certificados foram submetidos a um severo processo de validação e devidamente aprovados.

Segundo Miasake, além dos processos diretamente relacionados à liberação de produtos, também foram contemplados a gestão de equipamentos de laboratórios, estudo de estabilidade, monitoramentos ambiental e de água, dentre outros. Os ganhos com a implantação dos projetos foram variados, e incluíram o aumento da segurança e da sustentabilidade da operação. O projeto possibilitou ainda a redução de custos, como a economia de 1,5 tonelada de papel impresso por ano e aumentou a produtividade dos analistas de qualidade nos laboratórios.

“Treinamos e orientamos todos os principais líderes da empresa e, hoje, seguimos apoiando a Sanofi, em busca de melhorias contínuas e atualizações pontuais. Isso mostra a força da parceria e nosso compromisso em ajudar a manter a eficácia da solução, mesmo diante das transformações que o ambiente possa ter”.

Sobre a Resource

A Resourceé uma tech partner focada em entrega de transformação digital. A multinacional oferece soluções e serviços baseados na tecnologia digital e é especializada em apoiar os clientes para que se tornem mais eficientes, inovadores e competitivos. A empresa atua há mais de 27 anos no mercado, com presença global em cinco países. Para mais informações, acesse: www.resourceit.com.

Top stories in your inbox!