You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Santa Rita do Sapucaí é capítulo de livro sobre Cidades Inovadoras

Santa Rita do Sapucaí é capítulo de livro sobre Cidades Inovadoras

Lançado pela Universidade Federal de Santa Catarina, publicação apresenta estudos reais como o de Santa Rita (MG) e de Portland (EUA)

Santa Rita do Sapucaí tem repercutido pelo mundo nas últimas semanas com a presença-destaque em dois respeitados rankings mundiais: o primeiro sobre as cinco melhores cidades para talentos criativos viverem no pós-pandemia, realizado pelo American Reporter, e o segundo sobre as 10 cidades de pequeno porte mais ‘descoladas’ do mundo, conduzido pelo Creative Urban Institute. Agora, foi a vez da cidade se destacar em um estudo brasileiro, lançado pela Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo está disponível para download neste link.

Ao lado de cidades como Portland (EUA), Pato Branco (PR) e Porto Alegre (RS), casos abordados no livro, Santa Rita é analisada pela perspectiva do projeto Cidade Criativa, Cidade Feliz, que vem trazendo uma transformação sem precedentes nos últimos anos ao chamado Vale da Eletrônica. A iniciativa, inclusive, foi tema recente de um documentário, também ligado a uma pesquisa acadêmica, e pode ser visto aqui. Além do ‘Cidade Criativa’, o HackTown, festival de inovação de renome mundial que ocorre no município, também é citado no estudo.

A publicação foi organizada pela pesquisadora-doutora Clarissa Stefani Teixeira. O capítulo sobre Santa Rita foi conduzido por Paulo Tadeu Arantes, professor-doutor, responsável pelo departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Top stories in your inbox!