You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Santa Rita do Sapucaí entre as melhores cidades para criativos na América Latina

Santa Rita do Sapucaí entre as melhores cidades para criativos na América Latina

Cidade mineira conhecida como Vale da Eletrônica é número dois em lista da publicação norte-americana American Reporter

Estudo recente da renomada revista norte-americana American Reporter apontou as melhores cidades para profissionais da economia criativa viverem no pós-pandemia. Dividido por regiões do planeta, as cinco escolhidas na América Latina trouxeram uma surpresa, a pequena Santa Rita do Sapucaí, cidade no sul de Minas Gerais de 40 mil habitantes, conhecida como Vale da Eletrônica.

Segundo a matéria, viver nas cidades mais populares dos Estados Unidos se tornou algo impossível para profissionais da chamada Economia Criativa. Portanto, para os que desejam se mudar para a América Latina após a pandemia do Covid-19, as cinco opções apontadas são as melhores, com base em critérios de qualidade de vida destacados e fatores que influenciam na decisão de pessoas com este perfil na escolha de onde viver. Entre eles, possibilidade e estrutura para se trabalhar em casa, densidade populacional, preço de moradia, números de cafeterias por habitante, concentração de trabalhos criativos, incubadoras e aceleradoras de negócios, ambiente propício à criatividade e percentual de residentes com mais de 25 anos que possuem diploma universitário.

Sobre Santa Rita do Sapucaí, número dois na lista, o artigo diz o seguinte:

“Esta pequena cidade próxima de São Paulo é amada por sua cena de cafés e é onde acontecem alguns dos principais eventos criativos da América Latina, como o HackTown, festival comparado ao South by Southwest (SXSW) que ocorre em Austin, Texas. A cidade foi apelidada de ‘Vale do Silício brasileiro’ na década de 1990 pelo seu status de ‘uma das regiões com maior investimento em tecnologia na região’.

Além de Santa Rita, as outras quatro cidades apontadas na lista do American Reporter foram: Medelim, na Colômbia (1), Montevidéu, no Uruguai (3), Santiago, no Chile (4), e Curitiba, também no Brasil (5).

Leia a matéria original, em inglês, aqui.


Top stories in your inbox!