You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, reabre para o turismo

Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, reabre para o turismo

Hotéis, cafés e restaurantes já podem atender 50% da capacidade

Santa Rita do Sapucaí, uma das mais interessantes cidades do Brasil, localizada no sul de Minas Gerais, segue em ritmo de reabertura para o turismo. O destino volta aos poucos a receber visitantes. Santa Rita já passou pela classificação vermelha do Programa Minas Consciente, que dá orientações para reabertura em todo o estado. Atualmente, está na onda amarela, o que permite a reabertura de meios de hospedagem, das atrações naturais, dos cafés, bares e restaurantes, que antes operavam apenas por sistema delivery. Já as visitas às empresas, startups de tecnologia e instituições de inovação seguem impedidas - sem data prevista para retomada. Eventos, festivais e atividades com aglomeração - uma das fortalezas turísticas da cidade - continuam proibidos.

Arquitetura histórica presente em Santa Rita do Sapucaí, MG

Entre as principais medidas de segurança adotadas pelo segmento turístico de Santa Rita do Sapucaí estão a ocupação máxima de 50% dos meios de hospedagem, restaurantes e bares; distanciamento social em todos os ambientes; uso obrigatório de máscara; e disponibilização de álcool gel 70%.

Pazar Café, um dos mais acolhedores de Santa Rita do Sapucaí, MG

Santa Rita do Sapucaí é o típico destino-base de uma região não apenas rica naturalmente. É considerado um dos destinos mais criativos do país para quem busca gastronomia, eventos culturais, produtos direto da fazenda, arte urbana, além dos seus reconhecidos circuito de café, que envolve diversas cafeterias a visitas a lindas propriedades, e seu polo de tecnologia, o Vale da Eletrônica, forte no turismo de inovação e educação. Localizada a apenas 250 km da cidade de São Paulo, Santa Rita é uma ótima pedida para um final de semana.

Um dos edifícios históricos mais belos de Santa Rita do Sapucaí, MG

Em meio a muito verde, o viajante poderá apreciar os mais tradicionais sabores mineiros, gastronomia internacional, ótimos cafés, conhecer o lindo campus do Instituto Nacional de Telecomunicações, além de desfrutar de lindas paisagens nas suas serras e uma linda piscina natural, a Cachoeira da Roseira. O destino também é muito buscado por quem deseja praticar corrida cross-country em meio a lindas paisagem e praticar voo livre em uma das melhores pistas do mundo, na Serra do Paredão.

Pista de voo livre na Serra do Paredão, em Santa Rita do Sapucaí, MG

Outra atração muito requisitada é a visita à Granparma, fábrica de Presunto de Parma e queijos italianos em uma linda fazenda no município, que mais lembra a região da Toscana, na Itália. Os alambiques do bairro rural Bom Retiro também estão entre os favoritos, assim como a misteriosa Cruz das Caveiras, igrejinha na zona rural, no bairro do Balaio, tema várias lendas-urbanas. Tudo isso, fora os eventos que a cidade sedia em tempos normais, como o festival de Jazz Vale Music; o carnaval do Bloco do Urso; o evento internacional de inovação HackTown; o festival de microcervejarias artesanais Beer Day; o de gastronomia Sabores do Vale; e o rock clássico do festival Floydianos em uma paisagem rural que mais parece uma pintura.

Granparma, em Santa Rita do Sapucaí, MG

Aproveite também para curtir o pôr do sol no Santo Cruzeiro, quando a cidade fica ainda mais linda. Além disso, a revoada das garças no Rio Sapucaí é dos maiores espetáculos de Santa Rita. Se estiver com tempo, conheça também as redondezas. As cachoeiras da vizinha Congonhal e a Vinícola Luiz Porto, em Cordislândia, são atrações obrigatórias.

Cachoeira da Roseira, em Santa Rita do Sapucaí, MG

Diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas é importante ressaltar que você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso.

Top stories in your inbox!