No dia 20 de julho de 2018, acontece o seminário “Nova Lei de Migração: Uma Janela de Oportunidades”, a partir das 8h30, no Prédio da FIESP, na capital paulista. O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá especialistas da área de migração, além de autoridades do setor, em um debate sobre as mudanças impostas pelo novo estatuto. Também serão temas do encontro, a legislação trabalhista na contratação de imigrantes e o perfil dos venezuelanos que chegam ao Brasil. As vagas são limitadas.
Na ocasião, será apresentado o Guia Prático da Nova Lei de Migração, material coordenado pela EMDOC, consultoria de mobilidade global, em parceria com a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). “O novo marco regulatório é muito inovador e uma evolução para o País, pois traz diversas mudanças, além de segurança, para as rotinas realizadas pelas áreas jurídicas e de RH, principalmente no que tange a multas e penalidades previstas para contratações irregulares de imigrantes. Todos estes pontos, e muitos outros, serão esclarecidos durante o evento”, comenta o presidente da EMDOC, João Marques da Fonseca.

A abertura ficará por conta de autoridades e representantes da Presidência da República, Casa Civil do Estado de São Paulo, ACNUR, PNUD e FIES/CIESP. Para dar início ao seminário, Luiz Alberto Matos dos Santos, Auditor-Fiscal do Trabalho e Coordenador de Apoio ao Conselho Nacional de Imigração, fará uma apresentação sobre a nova Lei de Migração, o perfil dos venezuelanos e a legislação trabalhista na contratação de imigrantes.

João Marques da Fonseca, presidente da EMDOC, empresa mantenedora do PARR (Programa de Apoio para a Recolocação de Refugiados), que tem a proposta de auxiliar os imigrantes a se recolocarem no mercado de trabalho brasileiro, mostrará os resultados do projeto, levando ao evento casos de sucesso, como o da Sodexo, companhia parceira do PARR.

Ainda sobre empregabilidade dos imigrantes, Jociany Monteiro Luz, Coordenadora de Planejamento Substituta da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego, e o Padre Paolo Parisi, Coordenador da Missão Paz, abordarão as ações para empregabilidade e recolocação profissional de imigrantes que estão disponíveis no Brasil.

Para finalizar o evento, será realizado um diálogo com autoridades sobre a nova Lei de Migração e implicações trabalhistas. A mesa será composta pelo Secretário da Divisão de Imigração, Gaétan Spielmann Moura, pelo Coordenador de Assuntos de Refúgio do Comitê Nacional para os Refugiados do Departamento de Migrações, Ivon Jorge da Silva, e pelo Delegado de Polícia Federal, Alan Robson Alexandrino Ramos. Este debate será coordenado pelo Presidente do Conselho Nacional de Imigração e Coordenador-Geral de Imigração e do Ministério do Trabalho, Hugo Gallo.

“A ocasião é de grande importância para os empresários e responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos das empresas, além daqueles que querem entender melhor a nova Lei de Migração. No âmbito migratório, os processos de expatriação, registro de estrangeiros, obtenção de vistos ou autorização de trabalho e permanência, entre outros procedimentos, sofreram muitas alterações e este encontro levará até as empresas informações úteis e eficazes sobre todas estas novidades”, finaliza Fonseca.

As inscrições para o Seminário “Nova Lei de Migração: Uma Janela de Oportunidades” podem ser realizadas por meio do link https://bit.ly/2zqNdSl.

ANOTE!
Data: 20 de julho de 2018
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Prédio da FIESP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – São Paulo
Inscrições: https://bit.ly/2zqNdSl