You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
SCM, do Grupo Stefanini, apoia a automação dos processos de custódia do Banco Plural

SCM, do Grupo Stefanini, apoia a automação dos processos de custódia do Banco Plural

A SCM, empresa do Grupo Stefaninireferência em soluções para controle de backoffice das instituições financeiras, apoiou a automação dos processos de custódia do Banco Plural  com a migração para a nova solução BankPro, que possibilita o controle e gerenciamento das operações de uma forma mais ágil, eliminando processos manuais e retrabalho. O projeto também contribui diretamente para a implementação do Open Banking, regulamentado pelo Banco Central para iniciar em 30 de novembro deste ano, com o objetivo de oferecer segurança e comodidade não só aos players, mas aos clientes e demais setores da economia.

Pioneiro no conceito de Open Banking, o Banco Plural, com a ajuda da SCM, disponibiliza APIs para que a instituição e os usuários utilizem aplicativos para prover serviços cada vez mais integrados. “Tendo tudo integrado, a probabilidade de erros é infinitamente menor”, afirma Felippe Borello, sócio e head de sistemas do Banco Plural.

A Solução BankPro implementada no banco surgiu como uma iniciativa para entregar processos mais ágeis, controles automatizados e abrangentes, associados à modernidade tecnológica. Essa combinação permite que o backoffice possa concentrar seus esforços na validação e na qualidade das informações sob sua responsabilidade, deixando processos e controles repetitivos e mecânicos a cargo da tecnologia.

A ferramenta também possibilita o gerenciamento das liquidações financeiras com SELIC e CETIP via SPB, e um controle detalhado das posições e operações dos clientes, que permitem à custódia disponibilizar informações de alto valor agregado para seus clientes. A suíte BankPro,é composta pelas soluções BankPro – Renda Fixa, BankPro – Renda Variável e BankPro-Custódia, que permitem uma oferta de produtos e serviços mais especializada para o mercado financeiro.

Segundo Felippe Borello, a SCM começou o projeto de modernização em agosto de 2019, sendo finalizado em maio deste ano. A migração deixou o sistema mais integrado e automatizado, com a vantagem de aproveitar todo o legado tecnológico do banco. “Conhecemos a Solução BankPro do Grupo Stefanini  no CIAB do ano passado e gostamos muito da proposta apresentada por eles. A SCM desenvolveu um projeto customizado, que atendeu nossas expectativas. Trata-se de uma solução totalmente diferenciada onde não é um produto de prateleira”, explica o executivo.

“Fizemos um projeto sob medida para o Banco Plural. Nossa plataforma conta com soluções modulares, possui alto grau de parametrização e pode ser adequada e implementada de acordo com a necessidade de cada cliente. A migração foi realizada com os dois ambientes funcionando em conjunto (convivência entre o anterior e o novo), sem ocasionar nenhuma interrupção nos sistemas”, explica Erickson Fonseca, CEO da SCM.

Fundado em novembro de 2009, o Banco Plural é um grupo financeiro criado por sócios que possuem um amplo histórico de sucesso no mercado de capitais brasileiro, bem como forte relacionamento com empresas brasileiras e instituições financeiras. Atualmente, conta com aproximadamente 600 funcionários e possui escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e suas afiliadas em Nova York e Miami.

Top stories in your inbox!