You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Seal Sistemas lança solução de inteligência para gestão do Varejo

Seal Sistemas lança solução de inteligência para gestão do Varejo

O Kairos Store possibilita que o gerente da loja tenha uma visão 360º das atividades, reduzindo falhas, retrabalhos, além de agilizar a execução das tarefas

Reduzir as perdas, melhorar a produtividade, diminuir custos e aumentar vendas são desafios de todos os setores do mercado. E isso não seria diferente no varejo, como reforça a pesquisa feita pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) que indica que, apenas em 2017, o varejo brasileiro perdeu, em média, 1,29% do faturamento em decorrência dos mais variados problemas, como falhas com manuseio de produtos, vencimento de mercadorias e/ou furtos nas cargas. Essa perda representa, aproximadamente, R$19,5 bilhões da receita do setor em 2017, valor que representaria o faturamento do sexto maior varejista do Brasil.  

Quebras operacionais, como vencimento de mercadorias e erro de funcionários no manejo dos produtos e atividades diárias, juntamente com erros nos inventários das lojas somam cerca de 45% desse gasto perdido pelo setor.  Dessa forma, a tecnologia torna-se um grande aliado para minimizar esses problemas e melhorar os processos produtivos do varejo. “Nós, como consumidores, muitas vezes não percebemos, mas uma loja precisa executar uma série de tarefas antes de iniciar o expediente. E se isso não ocorre de maneira ágil e organizada, pode-se gerar uma experiência de compra insatisfatória para o cliente”, conta Wagner Bernardes, CEO da Seal Sistemas. “Seguindo a tendência de mercado da automatização de processos, Varejo 4.0 e a Transformação Digital, é fundamental que o varejista usufrua de soluções tecnológicas que permitam uma gestão inteligente e ágil das atividades rotineiras de suas lojas”, completa Bernardes.  

Com o objetivo de facilitar as operações da loja, a Seal Sistemas está lançando o Kairos Store. “O Kairos Store é um sistema que foi desenhado para o varejo, seja um supermercado, farmácia, petshop e lojas em geral. Desenvolvida com base em três principais pilares: pessoas, processos e tecnologia, essa solução chega para atender as necessidades de gestão de execução de tarefas no varejo, com o embasamento de toda expertise que a Seal tem nesse nicho”, afirma o executivo.  Dentro da estrutura de negócios presente na Seal Sistemas, a solução faz parte de uma linha de produtos de boa representatividade que atende uma das principais verticais da companhia: o varejo. “A nossa expectativa é que essa solução agregue de 5 a 10% do nosso negócio”, conta Wagner.

Existem inúmeras tarefas que um varejista precisa realizar para manter o bom andamento da loja e proporcionar uma boa experiência aos clientes: verificar se o preço está correto, se o produto ainda está disponível na prateleira, se tem determinada mercadoria no estoque para reposição, data de validade de produtos, dentre outras. E muitas vezes essas atividades são realizadas de forma ‘manual’ ou então com pouca tecnologia, como e-mails ou planilhas, o que acaba gerando certo atraso e/ou retrabalho no processo. “A função dessa nossa solução é juntar todas essas tarefas essenciais e colocá-las de uma forma automática em dispositivos móveis para que tudo passe a ser automatizado. A pessoa que trabalha na loja recebe uma tarefa no seu coletor ou smartphone e já vai direto realizá-la. Ou seja, tudo que é feito de forma manual ou sem nenhum controle, gestão e organização, passa a ser feito de uma forma totalmente automatizada, usando dispositivos móveis”, explica Bernardes.  

A nova versão do Kairos Store, produto que já fazia parte do portfólio da Seal Sistemas, é ainda mais inteligente que a anterior, já que a própria solução identifica as necessidades da loja e tarefas a serem executadas. “Antes, o gerente sempre tinha que definir qual tarefa deveria ser feita. Hoje, algumas tarefas são automáticas. O próprio sistema já sabe, por exemplo, se determinada quantidade de um produto foi vendida, se a prateleira está vazia e é necessário fazer uma reposição. Tudo está interligado com a saída do caixa”, conta o CEO da Seal Sistemas.  

Além de ajudar na agilidade e otimização das tarefas primordiais do varejo, a solução também possibilita que haja uma gestão completa dessas atividades. O gerente da loja tem acesso a todo o histórico da tarefa, do início até a conclusão. “É possível verificar o que já foi feito, quando, por quem e o que mais precisa ser feito. A tecnologia ajuda as duas pontas: operacional e gerência de cada processo. Essa efetividade e redução nos índices de retrabalho e possíveis erros são aspectos significativos para o varejo, já que são tópicos diretamente ligados a satisfação do cliente final”, afirma Wagner.  

Incentivo e melhoria no trabalho dos colaboradores

Mais que aumentar a produtividade e reduzir perdas é importante agregar valor, seja para os funcionários e para os clientes. “Quando a Seal desenvolveu essa solução, tínhamos em mente três colunas: processo, tecnologia e pessoas. E, principalmente, servir como um aliado na força de trabalho humana”, diz Bernardes.  

A mais nova funcionalidade do Kairos Store está alinhada justamente com essa preocupação com as pessoas. O módulo Gamefication permite que você reconhecer os talentos de melhor performance no chão de lojas. É possível que você saiba quem está executando melhor cada tarefa, quem está fazendo mais, está mais conectado e mais engajado com os resultados que a empresa procura. Segundo Wagner, “todas essas informações geram um sistema de gamificação, onde cada usuário recebe pontos conforme sua performance e depois esses pontos podem virar prêmios”.

Negócios

Como um sistema que possibilita o início de uma transformação digital, que permite a automação dos seus processos, a solução pode ser utilizada por qualquer porte de empresa de varejo, desde os pequenos comércios até as grandes redes varejistas. “O determinante é saber qual é o grande problema do nosso cliente. Dessa forma, conseguimos direcionar a implementação da solução, o treinamento e o foco do produto pra suprir a maior necessidade”, finaliza Bernardes.  

Top stories in your inbox!