You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Segurança no trabalho: Valmet bate recorde em número de dias sem acidentes

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, atingiu, nos meses de abril e maio de 2020, o recorde em número de dias sem acidentes de trabalho com afastamento. Os números são das unidades de Sorocaba (SP), com mil dias, e de Belo Horizonte (MG), com dois mil dias livres de acidentes.

Para obter este recorde, o coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Valmet na América do Sul, Mario Holzmann, explica que “trabalhamos muito com a cultura de Segurança de Trabalho em todas as unidades e isso requer dedicação e consistência em nossos atos. Este é um importante marco e conquistamos por trabalharmos a consciência individual e a disciplina operacional, com engajamento das equipes de liderança. Nossos programas e ações internas alicerçaram esse caminho”, explica.

O gerente de operações da unidade da Valmet em Belo Horizonte, Thiago Pavan, diz que “obter dois mil dias sem acidente não é uma tarefa fácil. A cultura da empresa e entendimento dos colaboradores são fatores essenciais para esta conquista. Nosso trabalho é aberto ao diálogo no dia a dia e buscamos a excelência por meio do comprometimento em fazer do nosso ambiente de trabalho o mais seguro possível”, afirma.

A unidade da Valmet no Chile também comemorou 365 dias sem acidentes - número importante, após a abertura do Service Center Concepción em agosto de 2019. Para o gerente geral da região Valmet Andes, Félix Hernaiz, “nossa capacidade de fornecer um ambiente de trabalho seguro é um fator muito essencial, uma vez que um ambiente livre de acidentes consiste em ter instalações, equipamentos e ferramentas baseados em projetos seguros, mas também em procedimentos de trabalho que evitam a ocorrência”, comenta.

A multinacional finlandesa é um exemplo em aplicar soluções que aumentam a segurança no trabalho, como por exemplo, o serviço chamado de Valmet Industrial Internet (VII), que combina monitoramento avançado e aplicações de predição, Controle Avançado do Processo (APC), simuladores de processo dinâmico e atendimentos remotos, com a função de proporcionar ambientes mais seguros aos colaboradores.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br.