“Seja um líder de heróis” ensina modelo de liderança que torna equipe ‘imbatível’

4 months ago

Em livro, especialista em gestão de pessoas Leandro Moreira vai na contramão dos conceitos tradicionais do que é ser um bom gestor e ensina a extrair o potencial máximo da equipe para atingir resultados expressivos, atuando como um líder apaixonado e inspirador

São Paulo, julho de 2019 - Muito se fala em liderança, mas é difícil definir a  “chave” para levar o time a um patamar de excelência em que se alcance o mais alto nível de performance. Como fazer com que cada colaborador seja a melhor versão de si mesmo, e com que todas as “peças” da equipe mantenham-se motivadas e satisfeitas, fazendo parte de uma equipe vencedora?

São essas e outras questões relacionadas à liderança que Leandro Moreira, empresário e especialista em gestão de pessoas, busca responder em seu livro “Seja um Líder de Heróis” (Editora Gente), que será lançado nos dias 23 de julho em Niterói/RJ e 29 de julho, em São Paulo/SP

Na visão do especialista, há uma grande incompreensão nas empresas do verdadeiro papel do líder. "Essa percepção equivocada se reflete diretamente nos ambientes corporativos, levando a resultados insatisfatórios e alto índice de  rotatividade de funcionários (turnover). É preciso aprender a construir equipes de 'heróis', que obtêm conquistas realmente relevantes”, explica.

Ele explica que o caminho para criar uma equipe “imbatível” é o líder sabe identificar o ponto forte principal de cada um dos membros, criando um time completo. “Se o gestor não se colocar no lugar dos liderados nem se esforçar para entender suas necessidades - que são sempre particulares- como conseguirá que dêem o melhor de si? Sempre digo que a equipe é a ‘cara’ do líder, por isso, para ter um time eficiente e focado em resultados, a mudança de atitude deve começar por quem está na gestão”, diz Moreira.

Para o especialista, é o nível de paixão e de foco do líder que define o fracasso ou sucesso de uma equipe. “Tudo depende do quanto aquele gestor está disposto a assumir uma postura de aprendiz, de corrigir e aprender com seus próprios erros. Dessa forma, terá a equipe do seu lado e cumprirá a missão de inspirar, ensinar e transformar pessoas”, avalia.

Os sete tipos de líderes

No livro, Moreira chama as equipes de “heróis”, fazendo a alusão de que um líder de sucesso considera que seus liderados tenham “superpoderes”. “Isso significa que todos devem estar preparados para assumir uma postura de aprendizado, sabendo ouvir conselhos pois, assim, se permitem aprender cada vez mais, independentemente do cargo, eliminando o ‘complexo’ de vítima presente em muitos funcionários atualmente”, completa.

A obra é dividida em 7 capítulos e cada um deles faz referência a um tipo de líder: o Professor, o Apaixonado, o Experiente, a Defensora, a Inspiradora, o Gestor e o Visionário. “Cada aspecto citado nos diferentes perfis compõe características reais de diversos ‘heróis’ da história. O objetivo é mostrar diferentes maneiras de transformar, na prática, a equipe em um ‘esquadrão imbatível’, com diferentes habilidades, que é um aspecto essencial para compor o time ideal”, explica o especialista

“A satisfação de uma equipe unida, completa e feliz leva ao sucesso, pois, dessa forma, o gestor consegue ajudar seus liderados a deixar de lado atitudes negativas e adotar posturas positivas, para que permaneçam em constante crescimento e desenvolvimento”, afirma.

Líder nato

“Herói” da vida real, Moreira enfrentou desafios na vida desde muito jovem. Começou a trabalhar aos 15 anos, exercendo várias atividades - desde vendedor de  iogurte a garçom-, aspirando ter um futuro diferente da maioria dos adolescentes de sua vizinhança e investir em suas ideias empreendedoras.

Com 22 anos, foi trabalhar em uma escola de informática, onde teve a oportunidade de atuar como vendedor. A partir daí, foi crescendo profissionalmente, e, em pouco tempo, tornou-se gestor comercial da escola, e, em seguida, assumiu a direção geral da unidade.

Hoje é empresário de sucesso no ramo da educação, palestrante e CEO de uma das maiores escolas de entretenimento da América Latina. Apaixonado pelo que faz, trabalha diariamente - em suas palestras e agora também com seu livro- para ajudar milhares de pessoas a mudarem de mentalidade e conquistarem plenamente seus objetivos - seja como líder, seja como colaborador.  

Lançamento livro “Seja um Líder de Heróis” (Editora Gente)

https://www.editoragente.com.br/autores/leandro-moreira-cat.html

Sobre Leandro Moreira: É empresário, palestrante, especialista em liderança corporativa e em desenvolvimento de equipes de alta performance. Fundador de uma escola de computação gráfica onde desenvolveu um treinamento de liderança interna, conquistou 900 colaboradores, mais de 20.000 alunos, e uma rede de escolas próprias com 16 unidades. Atualmente, é empresário do ramo de educação. Seu perfil no Instagram conta com mais de 130 mil seguidores, e seus vídeos em seu canal no Youtube têm mais de 1,7 milhão de visualizações. Em julho de 2019, lançará o livro “Seja um Líder de Heróis” (Editora Gente).

Adriano Ortolani

Published 4 months ago