You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Série sobre saúde mental no trabalho reúne SAP, Grupo Boticário e Resultados Digitais

Série sobre saúde mental no trabalho reúne SAP, Grupo Boticário e Resultados Digitais

CEO da Vittude conversa com executivos de grandes empresas sobre melhores práticas de gestão de pessoas e saúde corporativa

Desde o início do mês, a Vittude, startup que auxilia empresas a cuidarem da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores, vem realizando webinars com executivos C-level de empresas renomadas para discutir quais as melhores práticas para gestão de pessoas e saúde corporativa. Na série intitulada People Matters a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, já entrevistou líderes do Grupo Boticário e da Resultados Digitais.

A série é uma iniciativa da Vittude cujo principal objetivo é compartilhar conhecimento, boas práticas e cases de sucesso de organizações que optaram por investir na atenção à saúde mental de seus colaboradores. Na última edição, que aconteceu na última quinta-feira, o convidado foi Márcio Tierno, CEO da RSI. Na ocasião, os CEOs discutiram a adoção da Psicoterapia como ferramenta para alta performance de executivos.

No dia 28 de maio a entrevistada será Cristina Palmaka, Presidente da SAP Brasil, falando sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Já para no dia 6 de junho, Luciana Coen, Diretora de Responsabilidade Social da SAP, irá falar sobre o projeto social “Algoritmo da Vida", idealizado pela SAP e AWS, em parceria com o Twitter. Por fim, dia 18 de junho o bate-papo é com o Sócio Fundador da AL+ People & Performance Solutions e da Neon Pagamentos, Adriano Lima, que vai abordar mais a respeito de inteligência emocional entre líderes e C-Levels.

“A preocupação com a saúde mental vem ganhando cada vez mais importância dentro das corporações e, agora no contexto de pandemia, tornou-se essencial. Na SAP temos um trabalho específico, com ações que visam promover um espaço aberto e seguro para debater o tema, entre elas a psicoterapia online", comenta Luciana Coen. A diretora também destaca os projetos externos da empresa, como o Algoritmo da Vida, de prevenção ao suicídio, que usa inteligência artificial e análise de dados e de sentimentos. "É um trabalho que nos enche de orgulho sobre o qual vamos compartilhar um pouco mais no webinar", completa.

Os conteúdos são transmitidos no YouTube da Vittude e ficam disponíveis para acesso depois da transmissão ao vivo. Na última quinta-feira (14), a médica Renata Simioni, Gerente de Saúde Corporativa do Grupo Boticário, falou sobre boas práticas de saúde, ressaltando que os dois pilares da empresa são saúde e eficiência. “O Grupo Boticário tem 12 mil colaboradores diretos, operações em escritórios, fábricas, centros de distribuição e lojas. Toda a transição para o home office nas áreas em que a mudança é possível e o processo de adaptação, também nos postos de trabalho da empresa, pode trazer gatilhos para a saúde mental e física. Por isso, investimos em iniciativas que ajudassem a mitigar esses impactos, garantindo que as mudanças acontecessem da forma mais saudável possível. Isso, é claro, além de todas as iniciativas tomadas pelo time da saúde para garantir a segurança no combate à pandemia de COVID-19 em todos os nossos sites. Nesse sentido, as ferramentas da Vittude foram estratégicas”, afirmou ela.

O episódio inaugural da série People Matters contou com a presença do convidado Anderson Nielson, Diretor de Gestão de Pessoas na Resultados Digitais. A conversa foi guiada pela discussão se vale a pena investir em saúde mental. O líder afirmou que “As pessoas se queixavam sobre ansiedade e eu comecei a olhar mais para isso e para caminhos de prevenção, já que o Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo. Depois, estabelecemos um modelo e passamos a ofertar a psicoterapia como um benefício na Vittude e isso provocou um grande impacto positivo no time”.

Para Tatiana Pimenta, a pandemia tornou latente a importância do cuidado com a saúde mental. “Precisamos promover cada vez mais conversas desse tipo para mostrar a importância de um olhar mais atento para a saúde emocional do colaborador. Não se trata apenas em oferecer um benefício corporativo, mas sim de uma solução completa que tem impacto direto no engajamento do time e no resultado financeiro da empresa (ROI de até 4x o valor investido). Um bom programa de saúde emocional e bem-estar também coloca em evidência a marca empregadora, aumentando a atratividade de talentos”, explica a executiva.


Sobre a Vittude:

A Vittude, referência em psicologia online no Brasil, é uma plataforma pioneira no ramo de saúde mental que conecta psicólogos e pacientes em menos de 1 minuto. Criada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, a empresa foi acelerada pela Artemísia e Facebook, em um programa direcionado a startups que utilizam dados para impacto social. No final de 2019, a startup recebeu um aporte de R$ 4,5 milhões para investir na ampliação do Vittude Corporate. A rodada foi liderada pela Redpoint eventures. No mesmo ano, a Vittude foi a única empresa brasileira finalista da premiação internacional Cartier Women's Initiative Awards, tendo recebido um prêmio em dinheiro de US$30mil. Atualmente, a startup já está presente em mais de 50 países, com mais de 110 mil usuários e cerca de 5.500 psicólogos cadastrados. Agora em maio foi uma das 10 startups selecionadas pelo Google for Startups Brasil para sua quinta turma de residência. Acesse vittude.com e saiba mais!