Plataforma oferece um meio de divulgação completo para serviços automotivos locais como mecânica, funilaria, troca de óleo, entre diversos outros

Menu do Carro divulga ranking dos serviços automotivos mais buscados pelos motoristas

Um dos assuntos que mais desperta interesse em muitos empresários é, sem dúvida, o marketing, que tem como um dos fundamentos promover as marcas, produtos e serviços, valorizando os seus diferenciais para o público certo. Afinal, temos - atualmente - tantas formas de divulgar uma empresa, então, qual seria a melhor delas para evidenciar o seu negócio em seu mercado de atuação?

Cada dia mais é comprovado que o marketing digital e a comunicação nas redes sociais atingem de forma exponencial um público totalmente focado no seu projeto e, o melhor de tudo, é que isso acontece utilizando pouco recurso. Segundo o relatório da CMO Survey, essa é uma opção que continua em alta em 2018 e a expectativa é de que os investimentos em marketing aumente 8.9% nos próximos 12 meses. Mesmo assim, é preciso estar atento à novas tendências que estão surgindo.

Com tantas novidades para os mais diversos segmentos, o setor automotivo não poderia ficar de fora e ganhou, neste ano, a Menu do Carro, uma ferramenta de marketing disponível para os negócios locais do setor - inicialmente na cidade de São Paulo -, onde o motorista pode encontrar desde funilaria, guincho, borracharia, até postos de gasolina e autoescolas, por exemplo, tanto por geolocalização, quanto por promoções e avaliações de outras pessoas que já contrataram o serviço. Rafael Maia, sócio-fundador da plataforma, enxergou a necessidade de lançá-la, pois acompanhou a oficina de seu pai desde pequeno e, inclusive, o esquema de panfletagem - que nunca acharam efetivo.

O novo serviço funciona de forma simples e certeira, basta o estabelecimento acessar a plataforma e efetuar o seu cadastro, criando um espaço da sua empresa para receber avaliações e notas dos serviços prestados, assim como disponibilizar endereço, telefone e horário de funcionamento. Além da versão gratuita, a ferramenta conta com a 'Plus' - que oferece as opções citadas acima, além da publicação de três promoções por mês no site, acrescentar o descritivo da empresa, melhor posicionamento na ordem de busca por categoria e três imagens, pelo valor de R$ 49,90, e a 'Premium' - que conta com todas as opções acima, além da publicação de quinze promoções por mês, dez imagens, dizer porque o usuário deve escolher o seu serviço, troca de mensagem com o cliente final, banner ou vídeo exclusivo na página, posição de mercado do estabelecimento perante a concorrência e URL amigável dentro da plataforma, por R$ 79,90.

A Menu do Carro teve um excelente crescimento desde o seu lançamento em abril deste ano. "Em três meses, conseguimos chegar a mais de 3 mil lojas cadastradas na cidade de São Paulo e disponibilizar mais de 40 serviços aos usuários", conta Maia. "A expectativa é que - até o final de 2018 - tenhamos mais de 8 mil lojas em nossa ferramenta, além de iniciar o processo de expansão para outras cidades", completa. Foi realizado, recentemente, um levantamento dos serviços automotivos mais buscados pelos motoristas e, nos últimos três meses, o ranking foi o seguinte: mecânica, com 10,40%, auto-peças, com 9,98% e lava rápido, com 4,90%, seguido de troca de óleo, som, baterias, rodas e pneus, funilaria, despachante e autoescola.

Roberto Ghelardini, sócio da High Tech, centro automotivo especializado em manutenção geral de carros, contratou a ferramenta de marketing que ajudou muito na reputação de seu estabelecimento. Começou a usar a Menu do Carro há dois meses e teve um aumento na procura pelo seu serviço em cerca de 23%. "Conheci a plataforma através da indicação de um amigo e aderi, pois vejo como - hoje em dia - é mais comum as pessoas procurarem avaliações e serviços através do meio digital", conta. "Isso sem contar a preocupação que tirei das costas de ter que administrar um site, por exemplo, e buscar melhor posicionamento nas buscas do Google", completa.

Cada vez mais vemos como tudo isso é realidade no dia a dia, pois sempre nos pegamos "dando um google" em um restaurante ou naquela loja que pretendemos comprar algo, só para ter certeza que de está tudo nos conformes e que não iremos nos surpreender para o lado ruim. Com as plataformas direcionadas para os setores certos, fica muito mais fácil saber onde contratar o serviço e ter uma ideia do resultado final, se será satisfatório ou não, com as avaliações e comentários de outros usuários.

Sobre a Menu do Carro

Fundada em 2018 por Rafael Maia, a Menu do Carro é uma plataforma pioneira do setor automotivo que conecta motoristas a serviços locais. Em contrapartida, para os estabelecimentos é um canal de divulgação de largo alcance, onde consegue alimentar com conteúdos e imagens próprias, além de interagir diretamente com o seu público-alvo.