You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Solução da Resource garante ao Governo da Bahia entrega de 100% do eSocial

Solução da Resource garante ao Governo da Bahia entrega de 100% do eSocial

Automatização do envio de dados públicos para o sistema gerou mais agilidade e transparência ao processo

A Resource, uma das principais multinacionais brasileiras de integração de sistemas e transformação digital, anuncia a conclusão da primeira etapa do Projeto eSocial integrado ao sistema RH Bahia. Essa ação é promovida pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) para envio de dados públicos à base nacional do eSocial. Como parte da iniciativa, as informações de oito empresas estaduais foram integradas automaticamente à comunicação dos históricos de relação trabalhista de mais de 3.500 servidores.

“Conseguimos carregar todas as informações no sistema federal e até o fim de novembro os dados de todas as empresas governamentais do Estado estarão disponíveis para consulta. Estamos satisfeitos por concluir mais uma etapa de nosso projeto, cumprindo em 100% o prazo e as condições estabelecidas”, afirma Janaína Paes Franco Pinho, Gerente de Projetos da Resource.

Segundo a executiva, o cumprimento do cronograma e o sucesso das aplicações são resultantes da digitalização da base de dados do governo baiano, iniciada em 2017. “No ano passado, promovemos a adoção do SAP HCM (Human Capital Management – gestão do capital humano) na SAEB, realizada pela Resource em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb). Isso nos permitiu garantir muito mais agilidade e transparência agora, durante o envio de informações para o eSocial”, diz.

Economia significativa
A automatização do sistema traz agilidade e reduz o risco de possíveis falhas humanas na transferência e conferência dos dados. Com a conclusão da primeira etapa do projeto, a economia gerada pela descoberta de informações duplicados e prevenção de erros foi de R$ 3 milhões por mês e a estimativa é que chegue a R$ 90 milhões por ano, em 2019.

“Há uma importante economia mensal na folha de pagamento, já que por meio da automação dos dados transmitidos para a Receita Federal, conseguimos detectar erros e fraudes. O setor de recursos humanos e financeiro das empresas também ganham mais tranquilidade com a transparência no acompanhamento dos pagamentos das taxas de previdência social, imposto de renda e FGTS, por exemplo. Conseguimos otimizar tempo e dinheiro”, afirma Edcassia de Oliveira Souza, Coordenadora do Projeto de implantação do e-Social da SAEB.

Para chegar a esse resultado, o projeto passou por etapas de customização das ferramentas, alinhando as diferentes exigências e padrões em relação aos dados dos funcionários. “Tínhamos processos que não se adequavam à ficha de informações do Governo Federal nem às exigências do eSocial, estabelecidas em Brasília. Ou seja: equalizamos as demandas dos dois lados, garantindo coerência e integridade entre às transmissões do banco de dados do Estado com a base do eSocial”, explica Edcássia.

Os Projetos RH Bahia e eSocial, pioneiros para iniciativa pública, serão utilizados para melhoria administrativa e gestão de pessoas em todos os órgãos do Estado, incluindo autarquias, fundações e empresas de economia mista da Bahia. Dessa forma, a iniciativa beneficiará mais de 270 mil servidores públicos ativos e pensionistas, oferecendo mais transparência para a gestão no governo baiano.

Sobre a Resource
A Resource é uma das principais multinacionais brasileiras integradora de sistemas de Transformação Digital. Com 27 anos de atuação, a empresa atende clientes no Brasil, América Latina e Estados Unidos, com uma moderna estrutura em 21 escritórios e Centro de Inovação no Vale do Silício (EUA).

A Resource é reconhecida como uma das maiores e mais importantes empresas da indústria de TI no Brasil, por sua sólida trajetória de sucesso e compromisso com seus mais de 300 clientes ativos de diversos segmentos e por meio de sua equipe de 2.500 profissionais especializados e certificados nas mais altas tecnologias globais.

Top stories in your inbox!