You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Solução que usa energia solar para detectar incêndios florestais diminui em 75% as queimadas

Solução que usa energia solar para detectar incêndios florestais diminui em 75% as queimadas

NeoSolar Energia e Working on Fire comemoram três anos de parceria com excelentes resultados

A Neosolar Energia, pioneira em soluções de energia solar fotovoltaica, comemora três anos de parceria e excelentes resultados com a Working on Fire, empresa de um grupo sul-africano que oferece soluções de manejo integrado de fogo, em sistema que usa energia solar para detectar automaticamente incêndios ambientais.

Há três anos, as marcas começaram a parceria instalando a solução numa empresa de celulose, que fica em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul e, como resultado, nesse período, o sistema ajudou a diminuir em 75% o número de áreas queimadas. O Firehawk, consiste, basicamente, em torres equipadas com câmeras de alta definição e um software com um avançado algoritmo de detecção automática de incêndios. Neste projeto, especificamente, ele protege cerca de 120 mil hectares de floresta, entre áreas de cultivo e áreas de preservação ambiental. São 11 torres, oito alimentadas por um sistema híbrido de geração solar fotovoltaica e eólica, e outras três com fornecimento de energia elétrica da Distribuidora local. “A grande vantagem da solução é proporcionar, 24 horas por dia, uma rápida detecção de incêndio e, consequentemente, um rápido início de combate”, ressalta o Diretor Brasil da Working on Fire, Daniel Santos.

“A parceria com a NeoSolar é fundamental para esta solução. Grande parte das torres está localizada em áreas remotas das florestas comerciais e, por consequência, não assistidas por redes de distribuição de energia elétrica. A energia solar permite uma cobertura adequada do sistema de detecção, com um valor de investimento infinitamente inferior comparado à eventual necessidade de ampliação de redes de distribuição por parte das Distribuidoras”, afirma Santos.

“Para nós da NeoSolar, é gratificante contribuir com um sistema que traz uma solução tão importante para a preservação dessas regiões, principalmente quando essas catástrofes estão cada vez mais recorrentes e maiores, em consequência das mudanças climáticas”, ressalta o sócio-diretor da marca, Raphael Pintão.

As empresas esperam, juntas, continuar trabalhando e desenvolvendo essas e outras soluções tecnológicas, que contribuam, cada vez mais, com a preservação do meio ambiente.

-

Sobre a NeoSolar Energia - A NeoSolar está presente há quase 10 anos no mercado de energia, oferecendo equipamentos e serviços para energia solar fotovoltaica e infraestrutura para recarga de veículos elétricos.
Foi a primeira empresa a instalar um sistema de energia solar conectado à rede elétrica no Estado de São Paulo e é a principal distribuidora de equipamentos para sistemas offgrid do Brasil.
Além da sua atuação com energia solar, a NeoSolar também é pioneira e líder de mercado em infraestrutura para mobilidade elétrica.
A empresa oferece cursos em sua sede, em São Paulo, onde possui um completo centro de treinamentos para energia solar e mobilidade elétrica. Mais de 2.000 profissionais já foram capacitados pela empresa.

Sobre a A Working on Fire - A Working on Fire gerencia um Programa Integrado de Gerenciamento de Incêndio que inclui atividades de planejamento, detecção, prevenção, supressão, despacho e coordenação de manejo de incêndios e conscientização de incêndios comunitários.

Top stories in your inbox!