Data H vê premiação como oportunidade para mostrar capacidade tecnológica do Brasil em âmbito internacional

Com atuação nas indústrias de saúde, finanças, análise de imagem, robótica, educação e veículos autônomos, a Data H, startup brasileira focada em inteligência artificial (AI na sigla em inglês), está entre as semifinalistas da Innovation Awards Latam, maior competição de startups da América Latina, que abarca seis categorias: blockchain, IoT (internet of the things ou internet das coisas), AI, big data, API e cyber security.

"Acreditamos que esta possível premiação vai além da notoriedade da nossa empresa. Esta é uma grande oportunidade de mostrar que o Brasil produz inteligência artificial com o mesmo nível de qualidade de outros países que estão mais avançados no setor", afirma Evandro Barros, CEO da Data H.

A startup que tiver a melhor nota entre os vencedores terá acesso ao Programa de aceleração da Plug and Play Mexico. Os demais vencedores por categoria terão acesso ao programa de Scale em Nova Iorque, ofertado pela Latam Startups, entidade canadense de fomento.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria terão mentoria exclusiva voltada para internacionalização com a Born Global Partners.

As vencedoras terão contato com diversos investidores, acesso a programas de aceleração e exposição internacional. Entre potenciais investidores e parceiros da competição estão: Crunchbase, Startup Chile, Startup Buenos Aires, Associação Brasileira de Startups, Startup México, Latam Startups, Plug and Play (aceleradora do Paypal e Dropbox) e Blockchain Academy, conceituada escola de Blockchain.

O corpo de jurados é formado por experts em tecnologia, investidores anjo, Venture Capitals e CEOs do mercado. Entre os confirmados estão Don Tapscott, escritor do livro "The Blockchain Revolution"; Lisa Besserman, eleita pela Business Insider uma das 100 mulheres mais influentes de tecnologia; Guga Stocco, fundador da Domo Invest; Thiago Paiva, diretor de portfólio da Startupbootcamp.

Os finalistas serão divulgados em 18 de junho. A cerimônia de premiação será dia 26 de julho, em São Paulo.