You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Startup cria o primeiro game desenvolvido no NexxLabs Soho

Startup cria o primeiro game desenvolvido no NexxLabs Soho

O apoio concedido pelo Instituto Nexxera por meio de seus programas de inovação e empreendedorismo possibilitou a startup StreamSoft lançar o seu primeiro game para smartphones e tablets. O jogo Super Math World foi criado para usuários de todas as idades que gostam de matemática, em um ambiente virtual, lúdico e divertido. Trata-se do primeiro projeto desenvolvido no novo ambiente de inovação do Grupo Nexxera, inaugurado no fim de maio.

O lançamento foi possível graças à participação da StreamSoft no Programa de Desenvolvimento de Startups em Economia Criativa, mantido pelo instituto. A iniciativa tem o objetivo de promover ações de capacitação e experiências para transformar as ideias do segmento em negócios. Outra finalidade é buscar o estímulo para garantir um sucesso ainda maior de quem atua no ramo e precisa de apoio.

O game já está disponível gratuitamente na versão iOS na Apple Store e também para Android na Play Store. O aplicativo levou três meses para ser elaborado e desenvolvido pela StreamSoft, detalhou Geraldo Campos, um dos responsáveis pelo programa em Economia Criativa do Instituto Nexxera. Ele ressaltou ainda que a área de games é uma das verticais (componentes) do NexxLabs. “A startup passou por um processo de aceleração por meio de mentorias que possibilitaram com que desenvolvesse suas ideias em negócios”, explicou.

Sobre o game

O fundador e CEO da StreamSoft, Tarcísio Michels de Oliveira ressaltou que a ideia de desenvolver o Super Math World surgiu com base nos desafios de matemática normalmente compartilhados em postagens do Facebook ou pelo WhatsApp. Por meio da diversão e do entretenimento, a ideia é ajudar as pessoas treinarem seu raciocínio para resolver equações mais simples com as quatro operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

"Queremos mostrar para as pessoas que a matemática não é tão chata como muitos dizem. Pode ser um desafio gostoso e divertido e a pessoa consegue treinar o cérebro para responder quase automaticamente com o passar dos níveis (do jogo)”, detalhou Tarcísio.

No total, o game produzido pela startup conta com três diferentes níveis e um infinito para os jogadores poderem treinar o seu raciocínio lógico. Tarcísio contou que sempre gostou de matemática. “A maior parte das pessoas tem alguma dificuldade em matemática e normalmente leva até quatro ou cinco fases para entender a lógica do processo. Quando ela entende isso, começa a responder muito mais rápido”, completa.

Ainda de acordo com o CEO da startup, o Instituto Nexxera teve um papel muito importante no desenvolvimento e criação, justamente por meio das mentorias concedidas no programa NexxLabs. Tarcísio contou que a StreamSoft pretende fazer um game com um custo alto e levará bastante tempo para sua elaboração. “Assim, o professor Geraldo nos perguntou quantos jogos pequenos são necessários para criar um grande? Isso fez com que a gente enxergasse com outros olhos um problema ou um desafio pela frente.”

Inscrições abertas

A StreamSoft é uma das participantes do Programa de Desenvolvimento de Startups em Economia Criativa, que está com inscrições abertas e é destinado a empreendedores que tenham ideias ou queiram fazer um aprimoramento de negócios já existentes nesse segmento. São oferecidas 20 vagas com um período de duração de cinco meses. O prazo para adesão se estende até o dia 30 de novembro.

As inscrições podem ser feitas pela internet a partir de um link onde os interessados também poderão acessar o edital com todos os detalhes do programa, que visa desenvolver as competências para inovação e empreendedorismo em economia criativa.

Os participantes têm mentorias coletivas e individuais, eventos de capacitação e experiências empreendedoras quanto à modelagem de negócios, criação do Mínimo Produto Viável (MVP), desenvolvimento de clientes, aderência de mercado e ganho de escala.

As atividades são desenvolvidas no NexxLabs Soho, que é o mais novo ambiente de inovação do instituto, inaugurado recentemente no Centro de Inovação Soho, localizado no bairro de Coqueiros, em Florianópolis. O local conta com uma visão incrível para a Baía de Itaguaçu.