Startups de mobilidade urbana - tendências para 2019

9 months ago

*Por Gabriel Arcon

O termo “mobilidade urbana” nunca esteve tão em alta e deve galgar espaços ainda de mais destaques na mídia. Isso porque é um conceito usado para explicar um problema que atinge a todas as pessoas que vivem em grandes cidades: formas de deslocamentos diários. Em São Paulo, por exemplo, cidade com mais de 12 milhões de habitantes, o trânsito, os meios de transportes (públicos ou particulares) e as distâncias são grandes entraves para que o dia a dia da população flua da melhor forma possível.

Depois de muito pensar e inúmeras sugestões que nunca deram em resultados efetivos, nos últimos anos vimos um movimento interessante no sentido de se “re-pensar” as cidades. Isso aconteceu pelo surgimento das startups de Mobilidade Urbana, ou seja, empresas que oferecem soluções tecnológicas que ajudam a facilitar a vida das pessoas por meio de transportes alternativos.

Essas startups se enquadram na categoria Mobitechs, que segundo estudo realizado pela Liga Ventures, uma das maiores aceleradoras do país, já somam 193 em todo país. Esse número nos mostra que estamos evoluindo, mas ainda há espaço para muito mais. Afinal, novas iniciativas são sempre bem-vindas para uma dor de cabeça que atormenta a todos. A discussão sobre esse ecossistema é tão importante que tem sido agenda dos últimos governos brasileiros e já foi pautada em países como Argentina e Chile.

Por isso, devemos ficar atentos ao que já temos em mãos e ao que ainda poderemos ver. Vou listar abaixo algumas tendências para que você não fique de fora de um dos movimentos mais fortes do ecossistema de startups que verá ao longo do ano

Essas são apenas algumas das tendências que já vem sendo construídas nos últimos anos e devem ser consolidadas nos próximos. Claro que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas acredito que com boas ideias e investimentos, conseguiremos viver em uma cidade que é produtiva e saudável para todos.

*Gabriel Arcon é CEO da E-moving, startup de mobilidade urbana que aluga e vende bikes elétricas

Renniê Paro

Published 9 months ago