You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Stefanini Capital Market amplia atuação e espera dobrar número de clientes em 2019

Stefanini Capital Market amplia atuação e espera dobrar número de clientes em 2019

Três anos e meio após a união da Tema Sistemas à Stefanini para criação da Stefanini Capital Market, a empresa potencializa as sinergias para ampliar a participação de market share no mercado brasileiro. Segundo o CEO da Stefanini Capital Market, Erickson Fonseca, com a conclusão da solução BankPro, a empresa está pronta para  ampliar a sua presença em bancos e corretoras de todos os tamanhos. A expectativa é dobrar o número de clientes até o final do próximo ano.

Seguindo a linha de auxiliar os clientes no processo de transformação digital, a Stefanini Capital Market conta com uma suíte completa para automatizar os processos de backoffice de renda fixa e renda variável, tanto para grandes quanto médios e pequenos bancos e corretoras. A implantação da nova plataforma pode ser modular, de acordo com a necessidade da instituição financeira.

“Oferecemos uma grande vantagem competitiva ao permitir que as instituições tenham a alternativa de modernizar suas soluções de forma suave e incremental, sem a obrigação de se submeterem aos processos traumáticos das tradicionais ‘migrações BIG BANG’, que preconizam o desligamento da solução completa de uma única vez”, explica Fonseca.

“Ainda na linha da transformação digital, estamos trabalhando na adoção do modelo de conteinerização das aplicações, ou seja, entregamos a aplicação em pacotes que contêm tudo que é necessário para que ela rode corretamente, independente do ambiente. A conteinerização contribui para uma entrega mais fácil e rápida e uma implantação mais ágil e confiável das nossas aplicações, permitindo uma gestão menos complicada do lado do cliente, o que desonera bastante a equipe de TI”, afirma o CEO.

Um das principais soluções da Stefanini Capital Market é o BankPro, uma suíte de soluções para o mercado de capitais, que abrange a gestão dos produtos de renda fixa e de renda variável, atendendo de forma completa as funcionalidades exigidas pelos órgãos reguladores e pela equipe de backoffice das instituições financeiras, que é responsável por fazer o acompanhamento do dia a dia de cada operação.

A solução BankPro é composta por diversos módulos, entre eles o BankPro-Open, BankPro-SOFT, BankPro-BTC, BankPro-Pricing e BankPro-Clearing. O primeiro módulo, focado nas operações com títulos públicos e privados, oferece controles amplos e com elevado nível de automação direcionados tanto para o backoffice da tesouraria dos bancos quanto o para o backoffice das corretoras, que visa atender as demandas de clientes de varejo.

A segunda solução – BankPro SOFT – responsável pelo controle de operações de swap, opções flexíveis e termos de moeda negociados na B3. A nova versão do produto, com previsão de lançamento para primeiro trimestre de 2019, permitirá também o controle das operações de balcão, negociados originalmente na CETIP, vindo atender uma demanda crescente do mercado.  

A Stefanini Capital Market também aposta na solução BankPro – BTC,  que permite o recebimento, validação, interpretação, envio de mensagens e monitoramento da conectividade com a B3. Oferece ainda recursos para facilitar a negociação, renovação e liquidação dos contratos de aluguel pela área responsável. Trata-se de uma solução robusta, flexível e escalonável, que atende prontamente às necessidades do setor financeiro, proporcionando aos clientes atendimento personalizado em três frentes no segmento da bolsa: Liquidante, Custodiante e as Corretoras.

O BankPro – Pricing resolve as principais carências para controle dos títulos privados e públicos, que são a complexidade dos cálculos dos preços da curva e de mercado, amortização e juros,  ausência de padronização das informações cadastrais e  montagem das extensas agendas de eventos financeiros que demandam leitura e interpretação das escrituras de emissão desses títulos. Entre os principais diferenciais é possível destacar: possibilidade de centralização e padronização das atividades relacionadas aos preços dos títulos públicos e privados; ampla parametrização no cadastramento dos instrumentos financeiros, permitindo a inclusão correta dos mais diversos títulos em negociação no mercado, com prudência e confiabilidade na manutenção das informações, conforme exigido pela Resolução Normativa 4277, e redução dos riscos operacionais, contábeis e gerenciais.

De acordo com Alexandre Cota, diretor de negócios da Stefanini Capital Market, a implantação desta solução propiciou uma redução de 80% no tempo de processamento da Carteira de Renda Fixa de uma grande instituição financeira no Brasil, que é uma das referências neste segmento.

Já o BankPro – Clearing  tem como objetivo centralizar a responsabilidade de registro das operações nas câmaras, permitindo que os gestores possam cadastrar os legados existentes na instituição, conforme a necessidade operacional. Para garantir a confiabilidade das transações executadas neste módulo, o sistema possui um painel de visualização dos registros que é intuitivo e de fácil manuseio, permitindo que o usuário do sistema execute as suas funções com praticidade.

“Esse conjunto de soluções desenvolvidas especialmente para o setor financeiro possui alto grau de parametrização e se adequa perfeitamente às necessidades dos nossos clientes. Estamos totalmente preparados para ampliar nossa atuação e conquistar novos clientes”, finaliza Alexandre Cota.

Top stories in your inbox!