Stefanini investe em novas soluções de RPA que garantem mais eficiência, redução de custos e de erros

5 months ago

O mercado de Robotic Process Automation (RPA) tem atraído a atenção do mundo corporativo desde que foi introduzido no dia a dia das empresas. Nos Estados Unidos, por exemplo, registrou-se um crescimento rápido deste setor, com o gasto do RPA aumentando em 37% ao ano, com expectativa de atingir US$ 11 bilhões até 2024, segundo dados da empresa americana de consultoria de gerenciamento Zinnov. O mesmo estudo aponta ainda que há uma ascensão do mercado de RPA na Índia. O relatório revela que 70% da adoção da RPA estão nos serviços bancários e financeiros, seguros, saúde e telecomunicações e mídia. Diante dessas evidências positivas de negócios, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia,vislumbra amplificar sua atuação nesses segmentos e passa a oferecer soluções que vão além da automatização de processos convencional.

A multinacional brasileira pretende ser uma grande provedora de serviços de RPA com ofertas que vão desde a revenda, consultoria para identificação de automação por meio de metodologias ágeis, desenvolvimento da solução em si e sustentação de toda a estratégia do cliente. O propósito da Stefanini é identificar as necessidades de seus clientes, entregar uma visão focada no negócio, com a flexibilidade necessária, gerando eficiência, agilidade, produtividade, redução dos custos e redução do retrabalho.

Para suportar a estratégia de crescimento rápido em automação, a Stefanini conta com parceiros globais, que proveem ferramentas que podem ser combinadas com as ventures (como são chamadas as empresas do Grupo) criando soluções altamente competitivas e transformadoras. Por exemplo, a HelpSystems, empresa de software de TI atuante nas áreas de gerenciamento de sistemas e redes, business intelligence, segurança e conformidade, com grande experiência em Robotic Process Automation.

“O RPA é uma tendência que vem se consolidando no mercado. Não a enxergamos apenas como uma solução isolada. A ferramenta tem seus benefícios individuais, mas seu grande valor está na integração com outras soluções digitais”, destaca Alexandre Vomero, diretor de BPO da Stefanini para a América Latina. “Nossa estratégia de ofertas para a automação é criar soluções que combinem RPA com outras tecnologias de vanguarda como linguagem natural, Inteligência Artificial, Machine Learning, Business Process Management (BPM), entre outros”, ressalta o executivo.

Sua aplicação pode ser realizada em todos os setores que atuam com atividades transacionais, repetitivas e volumosas, em tarefas orientadas por processos de áreas como operações financeiras, logística, comercial, comunicação e marketing e RH. Tudo o que não requer tomada de decisão, mas tem dados estruturados e volume, é possível implementar com a robotização. Atualmente, há uma demanda muito forte de RPA em todos os setores, destacando o setor financeiro (Bancos e Seguradoras) pelo alto volume verificado em diversos tipos de processos.

Vera Aranha

Published 5 months ago