Tecnologia da Planet Smart City é aliada em tempos de isolamento social

2 months ago

Por: Gabriela Coelho Pontes Batista

 

Aplicativo gratuito une vizinhos, tem alerta de emergência e dá orientações de saúde e dicas de atividades para as pessoas em quarentena

Que a tecnologia tem sido a maior aliada para conectar pessoas em tempos de isolamento social, não há dúvidas. Na Smart City Laguna, primeira cidade inteligente inclusiva do mundo, em construção no Ceará pela Planet Smart City, um aplicativo vem revolucionando a forma de se relacionar com vizinhos e comunidade como um todo.

Desenvolvido pela Planet Smart City, líder global em cidades inteligentes inclusivas, o aplicativo gratuito Planet App está disponível não apenas para os moradores, mas para qualquer pessoa interessada na conectividade. Painel de controle da cidade inteligente, o aplicativo foi criado para estimular a sustentabilidade, a interatividade e a economia compartilhada, barateando o custo de vida, reduzindo desperdício de alimentos, água e energia e otimizando tempo e recursos.

Nesse momento específico em que todos estão dentro de casa, cumprindo o período de quarentena indicado pelas autoridades de saúde, o Planet App ajuda as pessoas a interagirem com seus vizinhos e familiares, através de grupos online, além de mantê-los atualizados sobre notícias do novo Coronavírus. Uma das funções de destaque do aplicativo é o Botão SOS, em que um alerta é disparado, em caso de emergência, para até cinco contatos cadastrados pelo morador, que recebem além do aviso a sua geolocalização.

Também estão sendo divulgadas dicas de cursos gratuitos e de atividades indoor para todas as faixas etárias, como exercícios físicos e artes manuais. O app também tem um guia com as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença. Além de tudo isso, mostra em tempo real o videomonitoramento de algumas áreas públicas da cidade inteligente.

Em breve, além de monitorar a casa, outras funções do aplicativo permitirão a consulta da qualidade do ar e ainda acesso amplo aos diferentes serviços digitais da cidade. Facilitará, ainda mais a interação social, como troca de serviços e produtos, venda e compra de itens novos e usados, caronas compartilhadas, ações solidárias e oferta de serviços delivery.

“A tecnologia deve estar sempre a serviço das pessoas. O nosso conceito de cidade inteligente inclusiva coloca os cidadãos no centro de tudo e o aplicativo tem papel fundamental nos nossos projetos”, diz Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil, que está construindo no Brasil quatro empreendimentos inteligentes: Laguna (Ceará), Aquiraz (CE), Natal (RN) e Viva!Smart, na capital de São Paulo.

Desenvolvido pelo Centro de Competência da Planet na Itália, o aplicativo é dividido em cinco áreas: Perfil Pessoal, Cidade, Coletividade, Segurança e Casa. Depois de cadastrado, é possível selecionar preferências, indicar locais de interesse e selecionar filtros de navegação. Saiba como baixar em: www.planetsmartcity.com/pt-br/planet-app

Comments?