Tecnologia de medição por infravermelho revoluciona equipamentos para eletricistas

a month ago

Com a chamada tecnologia IGM™, é possível identificar antecipadamente componentes defeituosos para, assim, trabalhar de forma mais rápida e inteligente

Novos equipamentos para eletricistas, já disponíveis no mercado brasileiro, estão trazendo a inovação e o poder das imagens térmicas para identificar rapidamente a localização precisa de possíveis problemas. Com a chamada tecnologia IGM™, Infrared Guided Measurement, é possível identificar antecipadamente componentes defeituosos para, assim, trabalhar de forma mais rápida e inteligente.

A tecnologia IGM usa o poder de um sensor de imagens térmicas para mostrar as diferenças de temperatura em todo o alvo, guiando o trabalhador até o local exato de possíveis problemas que precisam de mais testes ou de uma investigação mais profunda. Em alguns dos aparelhos, isso acontece por meio de uma luz emitida pelo sensor, de modo a facilitar o direcionamento da detecção.

Dessa forma, é possível identificar a localização precisa de um problema por trás de uma parede, sob as tábuas do piso ou no teto, por exemplo, bem como identificar o fio ou o fusível exato que precisa de atenção, canos que estão vazando ou registros bloqueados.

Segundo Macson Guedes, diretor geral da FLIR Systems na América Latina, empresa líder global em câmeras termográficas, ao utilizar um produto com essa tecnologia, o funcionario irá encontrar os problemas mais rápidamente e realizar o trabalho em menos tempo. “A nossa tecnologia termográfica é projetada para poupar tempo e acabar com a ‘adivinhação’ sobre onde o problema provavelmente está. A IGM™ também garante a segurança do trabalhador em relação a situações potencialmente perigosas”, afirma.

Alguns exemplos de produtos que contam com tal tecnologia são o FLIR DM285, um multímetro digital True RMS profissional, tudo-em-um e gerador de imagens térmicas, a câmera termográfica pontual FLIR TG165, o alicate amperímetro FLIR CM275, que combina imagens térmicas com medições elétricas e o FLIR MR176, um medidor de umidade IGM™ com higrômetro substituível.

Carlos Silva

Published a month ago