Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Tecnologia é alternativa para aproximar os estudantes dos livros

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Plataforma digital oferece milhares de opções de leitura para alunos de escolas públicas e privadas

Por Naiara Araújo

Os brasileiros, no geral, dedicam pouquíssimo tempo para a leitura. Com acesso ilimitado às tecnologias, as nova gerações têm ainda menos contato com os livros e recebem pouco estímulo para esse tipo de atividade. De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), entre 65 países, o Brasil ocupa o 53˚ lugar no quesito leitura na educação básica.

Nesse cenário, a leitura digital tem sido uma alternativa na formação de novos leitores, além de fazer a literatura sobreviver ao uso crescente das ferramentas tecnológicas. De olho na oportunidade de tornar viável a oferta de livros digitais, a Árvore de Livros chegou ao mercado em 2015 com o objetivo de fazer o papel de uma biblioteca virtual para instituições de ensino e empresas. Atualmente, cerca de 80 mil usuários têm acesso à plataforma por meio computadores, tablets e smartphones.

“Nós temos um propósito bem claro, transformar a educação do Brasil a partir da leitura”, diz João Leal, fundador da Árvore de Livros. “Queremos dar acesso a livros de qualidade.” A empresa atende escolas privadas, públicas e bibliotecas. Em São Paulo, por exemplo, 40 mil alunos da rede estadual serão beneficiados com um projeto de leitura.

Novas metas

Um desafio da empresa, segundo Leal, é continuar aumentando o acervo e trazendo novas editoras e também novos títulos. “Temos construído muitos projetos de leitura legais e que têm gerado muitos resultados positivos para as escolas”, diz o fundador da empresa. A meta agora é passar de 700 instituições de ensino atendidas para 1.000.

A Árvore de livros funciona como uma ampliação da biblioteca escolar, aumentando o acervo atual das escolas e atendendo qualquer demanda dos alunos para ler o que quiser, a hora que quiser, explica Leal.

No dia a dia, os alunos usam a plataforma tanto para as leituras indicadas pelos professores quanto para leitura espontânea. “Os professores podem incluir vários outros títulos novos, já que isso não irá gerar mais custos para as famílias por conta do acesso ilimitado na Árvore”, diz Leal. Um diferencial é que qualquer professor da escola, não só os que ensinam português e literatura, podem indicar livros para seus alunos e acompanhar o desempenho de cada um.

Público-alvo: instituições de ensino, empresas e bibliotecas.
Tipo de solução: plataforma para e-books.
Modelo de cobrança: planos personalizados.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Tecnologia é alternativa para aproximar os estudantes dos livros
Share article