Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Tecnologia

Tecnologia sem expertise não funciona

Por Celso Vergeiro

A tecnologia é poderosa, quem pode negar? Ela tem transformado o mundo a nossa volta, incluindo até o surgimento de novas profissões e alterações significativas nos fluxos de trabalho. A inovação trouxe mudanças que facilitam a vida de todos. Abraçar o novo é fundamental, mas não devemos deixar que ferramentas tecnológicas caminhem sozinhas.

Um estudo realizado pela Vodafone, operadora móvel multinacional, mostrou que 95% dos entrevistados no Brasil estão investindo mais na tecnologia de Internet das Coisas do que há 12 meses, 14% a mais do que a média mundial. Essa é uma das provas de que a inovação está cada vez mais presente nos negócios do país.

Mas, por trás de toda evolução, é imprescindível ter a expertise como aliada, garantindo o que de melhor podemos alcançar. As soluções high-tech nos tornam mais eficientes, encurtam distâncias, economizam tempo e facilitam processos, tanto internos quanto externos, acelerando etapas morosas do trabalho e removendo falhas. Porém, nada substitui a mão de obra humana!

Economia de esforço e tempo não são mais importantes do que as habilidades e conhecimentos que uma pessoa pode oferecer. A ciência não falha, mas por vezes pode ser incompleta. Ainda precisamos do tato humano, do sentimento e de um cuidado próximo do que se produz, que nenhuma máquina substitui.

Equipe e a tecnologia precisam ser parceiras do seu negócio. Não há como deixar a modernização de lado pois, se você fizer isso, ficará para trás. Entretanto, não permita que ela domine tudo ao redor. Busque pelo conhecimento, se ainda não o tem. Estude, pratique e saiba distinguir os erros e acertos no seu meio de atuação, aprendendo a executar tudo em conjunto.

Inovar dentro de uma organização é maravilhoso, mas não devemos confiar apenas na implementação de novos métodos. Sem conhecimento especializado não temos como fazer sozinhos os julgamentos corretos. Estar pronto para aproveitar novas oportunidades significa sempre ter um olho no que vem a seguir.

Essa nova era está nos mostrando um universo cada vez mais dinâmico, imerso e conectado, dando a chance das empresas serem mais criativas e inovadoras, ao mesmo tempo em que desenvolvem uma compreensão mais profunda e instantânea de seus públicos. Este é o momento de aceitar as mudanças, e mais do que isso, crescer junto delas.

É nosso trabalho continuar combinando a tecnologia com o talento para capitalizar essas tendências! Bem-vindos ao futuro!

Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo

Tecnologia sem expertise não funciona
Share article