You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Dia do Advogado: Tecnologias ajudam profissionais de direito no cenário do "novo normal"

No dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado, profissão indispensável em diversas áreas, essencial no acesso à justiça e responsável por defender interesses. De acordo com dados divulgados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há 1,1 milhão de profissionais cadastrados na entidade e os cinco estados que se destacam estão São paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grandes do Sul e Paraná.

Com a pandemia do novo coronavírus, assim como tantos outros, esse setor também foi muito afetado, uma vez que tribunais, órgãos públicos e entidades foram fechados devido às medidas de isolamento social. Por isso, o uso da tecnologia se fez ainda mais presente no dia a dia desses profissionais, com o intuito de ajudá-los a dar andamento nos processos, demandas e proporcionar maior eficiência operacional.

Pensando nisso, listamos algumas tecnologias que ajudam os profissionais de direito e que estão se destacando em seu mercado de atuação.

Docket

A Docket realiza a busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões e tem como objetivo minimizar a fricção com diversos órgãos públicos no dia a dia das pessoas, para que elas possam resolver seus problemas de maneira mais ágil com resultados mais efetivos. Ela garante agilidade para grandes empresas que precisam atuar com diversos documentos relacionados a diferentes operações como liberação de crédito, CPR, desenvolvimento imobiliário, due diligences, controle de certidões, desenvolvimento imobiliário, gestão patrimonial e controles fiscais entre outros. Atualmente, a Docket tem em seu portfólio clientes como Direcional, Banco Cargill, Inter Construtora, LDC, dentre outros em mais de 20 setores que atuam com serviços financeiros, varejo, construção, agronegócio, indústrias, redes de supermercados, energia e telecom.

Vianuvem

A Vianuvem, primeira startup com software BPM que não utiliza códigos para programação de processos, também tem um papel importante para a digitalização de trâmites dentro da área legal das empresas. A ferramenta possibilita que a gestão de contratos e a realização de assinaturas digitais desses documentos com validade jurídica garantida. Os processos são realizados com uma linguagem de fluxograma e sem códigos. Hoje, são mais de 130 grupos empresariais e mais de 35 mil usuários que utilizam diariamente a plataforma.

upLexis

A upLexis é uma empresa especializada em tecnologias para busca e estruturação de informações retiradas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e de outras bases de conhecimento, através de soluções personalizáveis, disponibilizando informações relevantes, proporcionando a melhor experiência para que seus clientes invistam o seu tempo no que realmente importa, a tomada de decisões. Entre os clientes que usam os serviços de inteligência da empresa estão grandes corporações como a Deloitte, PWC, Grupo Pão de Açúcar, Novartis, Rede Globo, Banco Itaú, Banco Santander, Ambev, entre outros.

Jus Advogados

O Jus Advogadosconecta quem tem problemas jurídicos com quem tem as soluções. A startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2017.2 ajuda a diminuir a distância entre as pessoas e o exercício de seus direitos, facilitando o acesso à Justiça. Além disso, a plataforma também oferece aos advogados a possibilidade de prospectar novos clientes, além de contratar serviços técnicos de apoio jurídico para que possam ter mais negócios em mais localidades e mais especialidades.

Mavip Registro de Marcas

Mavip Registro de Marcas é a única empresa do Brasil com Planos para Registro de Marca 4.0, tecnologia de ponta e preços justo. Com um exclusivo programa de computador que processa o Registro 4.0 ® de forma fácil, prática e sem burocracia, a startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2017.1 ajuda pessoas comuns a terem sucesso na patente e registro de sua marca junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Mavip é reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como autarquia do Governo responsável pelo cadastro e licenciamento de marcas, patentes, desenhos industriais, programa de computador e demais propriedades intelectuais.

Legalcloud

A Legalcloud resolve o problema de calcular e controlar corretamente prazos processuais. A startup acelerada pelo InovAtiva Brasil 2017.2 estima com precisão este prazo utilizando as legislações mais recentes e monitorando diariamente mais de 80 fontes de informação para localizar qualquer evento que possa afetá-lo. Esta é a única ferramenta que leva em consideração todos os diferentes eventos que podem alterar um prazo, resultando em uma base de dados de mais de 5 mil eventos e sendo utilizada por mais de 60 mil pessoas, incluindo juízes, servidores públicos, empresas e advogados.