Tendências de um mundo mobile: CNH digital

4 months ago

*Por Yago Almeida

Quem nunca esqueceu a carteira de motorista em casa que atire a primeira pedra! O problema, nesse caso, não é nem ser esquecidinho ou desorganizado, é que se alguma autoridade do trânsito te parar para checar a documentação, você receberá uma multa gravíssima, além de ter o carro apreendido. Ou seja, só dor de cabeça.

A boa notícia é que com a evolução da tecnologia, a tendência é que esse problema seja resolvido de uma vez por todas. Isso porque nosso país é o primeiro a lançar um aplicativo que gera uma versão digital da CNH com mesma validade da habilitação impressa, sem a necessidade de ir até um DETRAN para emitir o documento.

Criada pelo Denatran, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, a nova plataforma permite que o condutor tenha sua habilitação no celular e no tablet, mesmo sem internet. Quando precisar apresentar o documento, basta abrir o aplicativo e mostrar a versão digital da habilitação.

Para fazer parte desse novo modelo mobile, é preciso ter a versão mais recente da CNH de papel, emitida a partir de maio de 2017, pois todos os documentos emitidos a partir desse período possuem um QR code impresso em sua parte interna. Se você já possui essa versão, basta seguir os seguintes passos:

Gostou?! Agora seu maior problema é apenas ficar atento para não deixar a bateria do celular acabar ;)

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. Oprimeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Renniê Paro

Published 4 months ago