You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Tesla prepara construção de gigafábrica em Austin, Texas

Tesla prepara construção de gigafábrica em Austin, Texas

Fábrica na cidade norte-americana onde ocorre o festival de inovação SXSW será a maior da montadora até o momento

O empresário Elon Musk anunciou recentemente que a próxima gigafábrica da Tesla será construída em Austin, no estado do Texas. O terreno escolhido para receber a obra é grandioso, com mais de 8 mil km², e custou US$ 97 milhões (R$ 520 milhões) aos cofres da companhia, segundo informações do Austin Business Journal.

Austin é a cidade norte-americana que mais vem se desenvolvendo nos últimos anos, com gigantes da tecnologia levando parte das suas operações, como é o caso da Amazon, Apple, Google e agora a Tesla. O catalizador para o desenvolvimento acelerado da cidade foi o festival de inovação SXSW, que ocorre há mais de três décadas em Austin e teve sua edição 2020 cancelada em função da pandemia do Coronavírus.

Graças ao SXSW, Austin vem recebendo milhares de talentos com alta qualificação em tecnologia e inovação ano a ano, originários não só da região do Vale do Silício, na Califórnia, mas também de países europeus e latino americanos. A cidade foi destacada pelo jornal New York Times pelo quinto ano seguido como a cidade que mais cresce em número de PHDs por habitante, além de ter obtido reconhecimento em 2019 como a melhor cidade para se viver nos Estados Unidos e a que registrou o maior número de unicórnios em 2019, termo usado para startups que chegam ao valor de mercado de 1 bilhão de dólares ou mais. O SXSW, aliás, é a inspiração do evento brasileiro HackTown, que acontece há cinco anos na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, conhecida como Vale da Eletrônica.

Na lista de Musk sobre os motivos da instalação da fábrica também se encontra o SXSW, além de incentivos fiscais, localização e a vasta disponibilidades de talentos com alta qualificação na cidade. Dentre os veículos que serão montados na gigafábrica, estão o novo Cybertruck, caminhão Semi e os modelos Model 3 e Model Y dos carros da Tesla. A fábrica atenderá ao mercado leste dos Estados Unidos.

O local fica a 15 minutos do centro de Austin, e contará também com uma área de lazer para a população da cidade. A planta envolve espaço para caminhadas, escaladas, pistas de ciclismo, entre outras coisas, exigências da prefeitura de Austin como contrapartida a qualquer empresa que se instala na cidade, como forma de manter o alto índice de desenvolvimento da qualidade de vida.

Austin será a terceira cidade americana a receber uma construção da Tesla. A companhia está presente também em Buffalo, no estado de Nova York, e Storey, em Nevada.

Top stories in your inbox!