Transparência ao cidadão e eficiência dos serviços públicos estão em pauta no Future Gov

4 months ago

O Future Gov - Feira e Congresso de Tecnologia para a Gestão Pública – um dos eventos que ocorre na 21ª edição do Futurecom, entre 28 e 31 de outubro, no São Paulo Expo – traz a público discussões sobre como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) transformam o relacionamento do governo com o cidadão. Como o setor público tem usado as TICs para melhorar a informação e a prestação de seus serviços? O governo está mais transparente e eficaz? O cidadão está mais participativo nas tomadas de decisão dos serviços públicos? Houve desburocratização desde a implantação do e-gov?

Questões como estas estarão em debate no Future Gov, que demonstrará no congresso e na feira as tendências de ferramentas online do governo, além de como as cidades podem se tornar mais inteligentes a partir de novas tecnologias. “A infraestrutura para que essas questões estejam mais próximas da vida prática das pessoas está baseada na implantação pelo Estado, por exemplo, de cloud computing, do big data, da inteligência artificial, da identificação digital, do blockchain e da cybersegurança”, conclui Hermano Pinto, diretor do Futurecom. Exemplos comuns de facilidade ao cidadão já possíveis são a consulta via web do andamento de processos, a revisão de benefícios da previdência e o pagamento de tributos.

Já na plenária de abertura do Future Gov, Cristiano Rocha Heckert, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão expõe "Governança Digital e Hiperconectividade". Ou seja, a transparência das ações do Estado e as possibilidades ao cidadão a partir da facilidade de conexão. As diversas esferas da administração pública passam por um movimento de transformação digital para oferecer serviços e produtos não somente digitais, mas de qualidade elevada.

Para esse aprimoramento, uma das questões que deve ser bem planejada é a infraestrutura. É o que Christiane Almeida Edington, presidente da Dataprev, vai debater em sua palestra "Cloud e Edge computing são o futuro do Data Center?"

A maior cidade da América Latina demonstra o programa “São Paulo Digital”, que propõe que 100% dos novos processos da prefeitura de São Paulo sejam abertos de maneira digital. Como esse programa atende à grande demanda da população, além da economia que pode gerar aos recursos públicos será exposta por Daniel Annenberg, secretário Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

A certificação digital é outra questão que alterou a rotina das transações dos órgãos públicos. As transformações que novas tecnologias provocam na certificação, sua regulação e supervisão estão sob responsabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O diretor-presidente do instituto, Marcelo Buz, expõe esse segmento em sua palestra "ICP-Brasil: Desburocratização e Transformação Digital". O ICP-Brasil é o conjunto complexo de técnicas que suporta os certificados digitais.

Vários outros temas diretamente ligados à vida do cidadão serão debatidos no Future Gov. Confira a programação completa

Future Gov é um dos cinco eventos paralelos que compõem a programação da 21ª edição do Futurecom, ao lado de Future Jud, Future Payment, Future Cyber e Future Tech.


Eline Menezes

Published 4 months ago