Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Tutor virtual será o novo parceiro de alunos da Saint Paul

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Paul foi criado a partir da tecnologia Watson, da IBM

Por Felipe Mendes

Com mais de 20 anos de história em ensino na área de negócios, a escola Saint Paul dá mais um passo importante em 2018: a partir de uma plataforma que foi batizada de LIT, a escola vai oferecer a seus alunos um tutor virtual que vai apresentar conteúdos exclusivos e complementares à formação oferecida nos meios tradicionais. Desenvolvido em parceria com a IBM a partir da tecnologia Watson, de inteligência artificial, o tutor estará no ar a partir de março de 2018, mas já tem nome: Paul.

A ideia é lançar mão da tecnologia para potenciar o aprendizado e estimular o consumo de conteúdos ao longo de toda a vida. Os números são superlativos: os assinantes terão à disposição os conteúdos completos de nada menos que 10 cursos de MBAs. Serão 20 mil horas de material, cerca de 7 mil livros e mais de 1.500 exercícios e estudos de caso – todos com resoluções passo a passo. Tudo isso ao alcance da mão, já que a plataforma poderá ser acessada via aplicativo para celular, tablet ou desktop. A expectativa é chegar a 50 mil usuários já no primeiro ano.

Os usuários da plataforma poderão receber nano-certificados em áreas como empreendedorismo, estratégia, finanças, gestão de negócios, liderança e marketing, entre outras. E todos os conteúdos poderão ser aproveitados para acelerar o processo de obtenção de outras certificações, como as de MBAs. Tudo isso a um custo mensal de R$ 99.

“A inovação sempre esteve presente no DNA da Saint Paul, desde a maneira como criamos nossos programas até nosso posicionamento no mercado. Em termos de tecnologia, trabalhamos com cursos EaD desde 2013, aprimorando constantemente os processos para oferecer aos alunos o que há de mais moderno. O LIT nasceu do nosso incômodo com o modelo estático de ensino, que não acompanha todas as mudanças empresariais e sociais das últimas décadas. A partir disso, desenvolvi o conceito de aprendizagem Onlearning, que combina tecnologia e metodologias de ensino robustas e modernas. O LIT é o conceito sendo concretizado e o primeiro passo para uma educação disruptiva”, explica o professor José Cláudio Securato, CEO da Saint Paul.

A tecnologia de inteligência artificial IBM Watson é capaz de identificar traços de personalidade de cada aluno e, com isso, o ajuda a construir uma estratégia de aprendizagem adaptada que potencializa a forma de aprender. Não é necessário seguir uma sequência de aulas, e é possível buscar conteúdos sobre temas distintos, de acordo com a necessidade.

Paul, o tutor virtual, é o primeiro do mundo a utilizar a tecnologia IBM Watson para oferecer personalização da aprendizagem. O auxiliar virtual está sendo treinado há meses por um grupo de professores da Saint Paul. Os primeiros conteúdos apresentados foram os dos cursos de Inovação, Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras. Foram desenvolvidos algoritmos distintos para adequar o ensino de diferentes competências, como técnicas e comportamentais.

“Acreditamos que o método blended, com aulas presenciais e online, é o que mais beneficia o aluno, oferecendo uma educação 360 graus. Os dois formatos se complementam, principalmente se considerarmos a aprendizagem ao longo da vida, em que escolhemos onde e quando queremos estudar”, afirma Securato. “O LIT é um primeiro passo ousado para reinvenção da aprendizagem. Já estão definidos planos para a evolução do LIT e as próximas fases devem contemplar novas tecnologias, novos conteúdos e novos ensinamentos para o Paul. A ideia é que esse primeiro passo que demos com o LIT se desdobre em outros projetos e formatos que ofereçam um ensino de ponta aos alunos”, complementa

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Tutor virtual será o novo parceiro de alunos da Saint Paul
Share article