You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Um pedacinho do Texas em Santa Rita do Sapucaí

Um pedacinho do Texas em Santa Rita do Sapucaí

Conheça o trabalho de Rafael Romancini à frente da primeira casa de hambúrgueres defumados do Brasil, a Don Rafoni, no sul de Minas Gerais

Em 2017, o publicitário Rafael Romancini, começou a estudar uma forma até então pouco comum de se fazer churrasco no Brasil. O American BBQ é um método originado no estado do Texas, em que as carnes são assadas lentamente, envolvendo defumação, para se obter um sabor único. Três anos depois, em 2020, Rafael acaba de receber o reconhecimento de um jornal dos Estados Unidos, exatamente do estado em criou o método que utiliza, como um dos principais responsáveis pela difusão do churrasco americano no interior do Brasil. Na cidade em que nasceu, Santa Rita do Sapucaí, Romancini está à frente da sua smokehouse, a Don Rafoni.

“Somos a primeira casa do Brasil realmente especializada em hambúrguer defumado, o smoked burger”, destaca Romancini, que, além de cuidar do seu estabelecimento, também é professor na maior escola de American BBQ do país, a Smoker BBQ Brasil. “Nossos produtos são feitos com carne fresca, defumada diariamente, para entregar um sabor único”. Seu cardápio, no entanto, vai além. Em um ambiente que faz qualquer um se sentir em um filme de cowboys, com decoração típica ao som da autêntica country music texana, ele também serve o brisket (peito bovino defumado), pulled-pork (pernil de porco desfiado e marinado), além de itens tex-mex, a combinação do churrasco texano com a culinária mexicana.

Rafael Romancini, da smokehouse Don Rafoni

Sobre a localização em uma cidade de apenas 40 mil habitantes no sul de Minas Gerais, Romancini afirma: "Santa Rita é um lugar onde acontecem coisas incríveis. Existe uma atmosfera de inovação na cidade, com as startups do Vale da Eletrônica e os festivais de inovação, como o HackTown”, atrativos que, segundo ele, “só vemos em países desenvolvidos”. Para Rafael, o empreendedorismo é algo constante em Santa Rita do Sapucaí, “então, você tem a oportunidade de evoluir com todo esse ecossistema, e isso é fantástico. Então por que não tornar Santa Rita também conhecida pela gastronomia de qualidade?”, questiona.

Em relação a uma possível expansão para além do município sul-mineiro, Romancini conta que não faltam propostas. Seu objetivo, no entanto, é manter sua qualidade e atrair cada vez mais clientes de outras cidades e estados a Santa Rita do Sapucaí, à exemplo do que fazem as principais casas de American BBQ nos Estados Unidos, como a Franklin BBQ. Localizada na capital Texana, Austin, o estabelecimento tem diariamente filas enormes, onde pessoas do mundo inteiro precisam chegar muito cedo caso queiram ser atendidas. Romancini finaliza: “Meu foco agora está em oferecer cada vez mais uma melhor experiência para nossos clientes, trazer novos sabores, ter um espaço maior. Em 2021, se tudo correr bem, quero ir para o Texas beber da fonte.”

Top stories in your inbox!