You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Dia das crianças é comemorado com música clássica no Teatro Positivo

Dia das crianças é comemorado com música clássica no Teatro Positivo

Villa-Lobos para crianças em dança e teatro ao som da Camerata Antiqua de Curitiba

Para comemorar o Dia das Crianças, dança, música e teatro, você pode assistir a mais de 50 artistas que estão no palco do Teatro Positivo com a Câmera Antiqua de Curitiba, no dia 12 de outubro, para o concerto Villa-Lobos para Crianças. O espetáculo ensina os pequenos sobre o universo da música erudita a partir da história do menino Tuhú, o pequeno Villa-Lobos que, no mundo mágico, conhece novos amigos e vive uma aventura fantástica - tudo isso ao som do Villa-Lobos.

O concerto faz parte de três projetos: o Programa Alimentando com Música da Camerata; o Programa Linhas de Conhecimento, da Secretaria Municipal de Educação; e o projeto Clássicos Positivos, que reforça ou posiciona o Grupo Positivo enquanto incentiva a cultura e a arte no Paraná, tendo como principais artistas ou incentivos à música clássica.

No elenco, a atriz Regina Vogue interpreta um tempo de excelência, formado por Renet Lyon e Amanda Leal, oito bailarinos profissionais que guiam e ilustram uma história e todo o grupo da Camerata Antiqua, que atua e apresenta uma música clássica de forma divertida e emocionante , sob a direção cênica de Maurício Vogue e direção musical e regência de Mara Campos.

“A amplitude que este espetáculo tem é incrível. Ele compreende todas as formas de arte. Além de músicos, dançarinos e atores de palco, utiliza muito o audiovisual e um material maravilhoso com artistas plásticos. Além disso, uma cereja do bolo é conhecer uma história de um compositor brasileiro tão significativo ”, afirma Maurício Vogue.

Nuvens musicais, vagões de trem, batalhas gigantes e fadas entram em cena para apresentar obras de artes didáticas brasileiras cancionadas por meio de pesquisa e inspiração no folclore e extensa obra de Heitor Villa-Lobos. Como as composições infantis populares estão relacionadas aos temas tradicionais "O Cravo Brigou com Rosa", "Cai-Cai Balão", "Sapo Jururu", entre outros.

“Uma grandiosidade cultural e educacional é mais representativa. O conhecimento é apresentado de forma musical. É um bacana didático que interage com novas linguagens ”, conclui o diretor cênico. Os ingressos custam R $ 30 e R $ 15 e estão à venda no Disk Ingressos.

Abrangência

O concerto tem uma pré-apresentação no dia 10 de outubro, em duas sessões, para 2,5 mil alunos de 69 escolas da Rede Municipal de Ensino, entre 4 e 12 anos e oriundos de 29 bairros da cidade, chegando a todas as regiões de Curitiba. Um número que vem crescendo ano a ano. “Desde 2017, o programa Alimentando com Música vem ganhando maior alcance, principalmente devido ao fortalecimento de programas de arte-educação do município. Graças à parceria de colaboração entre a Camerata Antiqua de Curitiba e o Grupo Positivo, o programa conquistou um aumento de 72% nas escolas atendidas que resultam em dobro do atendimento aos alunos ”, afirma Marino Galvão Jr., diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.O conteúdo musical com o tema do espetáculo foi executado nas salas de aula por meio do Programa Linhas de Conhecimento.

Alimentando com Música

O Alimento com Música, realizado pela Camerata Antiqua de Curitiba, apresenta uma série de concertos pedagógicos elaborados sobre um tema específico e exibido cenicamente, contando ainda com a presença de artistas convidados. Desde a criação, em 1993, o programa de visto o público infanto-juvenil escolar, profissionais da educação e comunidade curitibana.

Clássicos Positivo

O projeto Clássicos Positivos surgiu em 2018, como parte das comemorações de dez anos do Teatro Positivo, e já exibiu nove concertos - nacionais e internacionais - patrocinados integralmente pelo Grupo Positivo. No dia 19 de novembro, os Clássicos Positivos traz, como destaque internacional, o Conjunto Inglês Solistas de Barrocos, sob o comando do regente Sir John Eliot Gardiner, que apresenta com o Monteverdi Choir - relatos mundiais de interpretação de barroco e exímios intérpretes de óperas e oratórios do período. O calendário 2019 termina no dia 13 de dezembro com o tradicional "Grande Concerto de Natal", da Universidade Positivo.

Serviço:

Villa-Lobos para Crianças

Data: 12 de outubro, sábado

Horário: 16h

Local: Teatro Positivo - Grande Auditório

Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Ecoville

Ingresso: R $ 30 e meia entrada R $ 15. Crianças menores de 12 anos não pagam. À venda no Disk Ingressos