You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Consumer cria série com dicas de marketing digital para ajudar bares e restaurantes

Conteúdo ensina a realizar e otimizar campanhas nas redes sociais do zero

O marketing digital é um aliado poderoso para os pequenos negócios que desejam crescer. Afinal, a presença ativa no mundo online favorece a visibilidade, garante consolidação às marcas e reflete em vendas.

De forma bem objetiva, o marketing digital é um conjunto de estratégias utilizadas para divulgar produtos e serviços na internet e, assim, impulsionar as vendas.

Conhecimento profissional de graça

A Consumer, startup especializada em soluções para o setor food service, criou uma ação, cuja finalidade é auxiliar de graça seus clientes e demais empresários da gastronomia, a divulgar profissionalmente na internet e aumentar o faturamento dos seus negócios.

A ação tem foco em duas estratégias de marketing. E o projeto ocorre através de uma série de três vídeos que estão disponibilizados no Youtube.

Monitoramento e criação de campanha

- Por meio do conteúdo os empresários aprendem a monitorar quais campanhas e posts, em redes sociais, geram mais resultados e pedidos para site e aplicativo de delivery; no caso do usuário da Consumer, o MenuDino.

- E aprendem também o passo a passo de como criar uma campanha de marketing digital no Facebook e, acompanhar os resultados dessa ação.

Renato Almeida, CEO da Consumer, explica que as questões foram abordadas nos vídeos de forma bem simples e didática, para que de fato, qualquer pessoa saiba colocar em prática.

“Nós reunimos vários especialistas de marketing digital para produzir um conteúdo de valor e que dê resultado. Essa iniciativa com certeza vai ajudar muita gente; não só quem é nosso cliente, mas o público em geral”, explica.

Ambiente democrático

O CEO conta que a Consumer sempre busca iniciativas para ajudar o pequeno empresário a inovar, reduzir custos e continuar competitivo. A finalidade neste projeto é de apoiar o “pequeno” a conquistar seu espaço no online.

“Por ser um ambiente democrático, a web permite isso, a internet coloca negócios de diferentes portes no mesmo patamar. Com estratégias de marketing digital bem executadas, pequenas empresas, conseguem competir com grandes marcas de maneira igualitária”, fala Almeida.

O CEO justifica que muitos empresários não têm recursos para investir em uma agência especializada de marketing, por isso, a ação vem para suprir uma parcela dessa necessidade.

Pixel

O Pixel do Facebook é uma ferramenta de análise poderosa. Ela mensura o sucesso de uma publicidade com base nas ações que o consumidor realizar. Ou seja, rastreia quais campanhas do Facebook geram mais resultados.

Esse tema é abordado nas ‘aulas’. Orientação que começa do zero: desde a instalação do programa até o detalhamento das funcionalidades.

Campanha de divulgação

A instrução de criação para campanhas de divulgação segue o mesmo padrão: desde os primeiros passos do processo até a conversão e busca de potenciais clientes.

“Nesse ponto nós ensinamos a como desenvolver uma campanha com foco nas vendas de delivery, ou seja, o MenuDino. Além disso, nós mostramos de que forma usar nessa campanha o pixel de rastreamento para otimizar e gerar melhores resultados”, explica Renato.

A grande questão, neste caso, é atingir de fato o consumidor que realmente possa comprar o produto após a visualização do anúncio. Assim, não é gasto dinheiro com pessoas que não se interessam por ele.

“Apesar de aplicarmos as técnicas diretamente relacionadas ao nosso site de vendas delivery (MenuDino), as pessoas podem usar essas mesmas estratégias em seus negócios e garantir bons resultados”, completa.

A promessa é de:

- Geração de vendas;
- Exibição dos anúncios para o público alvo;
- Mensuração eficaz dos resultados dos anúncios;
- Análise completa de tráfego na plataforma de Delivery;

Estratégia bem aplicada garante vendas

Marcus Vinícius Barbosa é analista de marketing da Consumer, ele destaca que uma estratégia bem planejada ajuda as empresas a conquistarem bons resultados até mesmo diante de crises econômicas ou, adversas, como a causada pela Covid-19.

“Esse momento evidenciou bem o poder do online. Muitas PMEs não aguentaram e fecharam as portas, no entanto, muitas outras se adequaram e investiram nas vendas onlines. O marketing digital foi fundamental para localizar os consumidores em potencial que estavam em suas casas, longe dos estabelecimentos”, acentua.

Uma pesquisa realizada pela Visa reforça a opinião do profissional. O estudo aponta que explica 84% das PMEs brasileiras buscaram uma nova estratégia para manter seu negócio ativo e 50% estão migrando para o canal online e usando publicidade direcionada nas redes sociais.

Inclusive, no primeiro semestre, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47%. Os brasileiros chegaram a gastar R$ 38,8 bilhões entre janeiro e junho de 2020 em plataformas de vendas online.

Crescimento gradual

Marcus menciona que o processo de marketing digital é gradual, e construir uma relação de confiança com os futuros clientes é apenas o começo para quem quer garantir uma rotina consolidada de vendas online.

Para ele, campanhas e mensuração nas redes sociais é uma das frentes. Aliar essa estratégia com outros tipos de comunicação digital é fundamental para conquistar resultados eficazes e duradouros. Leva um tempo, e requer certo investimento, mas o retorno vem e vale a pena.

“Hoje, praticamente todas as compras começam por uma busca no Google ou nas redes sociais. Esse poder de alcance que a internet proporciona já é uma das principais vantagens do Marketing Digital. Em breve, criaremos outras dicas inteligentes e inovadoras para potencializar o negócio de bares e restaurantes de todo o Brasil”, finaliza.

A ideia da Consumer é transformar essa série em um projeto contínuo, com conteúdo (sempre) novo e rico sobre mídias sociais e estratégias inteligentes.

Sobre a Consumer

A Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP), responsável pela criação do sistema “Programa Consumer”, cujo foco é voltado exclusivamente a bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Com 10 anos de desenvolvimento, o sistema possui mais de 100 mil instalações no Brasil e é a solução com maior número de integrações ao Ifood. Além disso, é líder nacional em soluções para o segmento food service e parceiro do SEBRAE no projeto “Alimentação Fora do Lar”, com palestras e treinamentos em todo o país. Em constante evolução, a Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes. Oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.

https://consumer.com.br/

Informações para a imprensa
Poulsen - Assessoria de Comunicação
Contatos: poulsen.comunicacao@gmail.com / (17) 99124- 9528
Jornalista: Jessâmine Barbosa