Usar peças usadas no meu carro vai me trazer mais economia?

Renniê Paro | 2 min read

*Por Marcos Siqueira

Vivemos uma era em que a reutilização de recursos tem se tornado essencial para que o desenvolvimento ecológico e ambiental em todo o mundo. O mesmo vale para toda a cadeia produtiva do setor automotivo. Não dá mais para simplesmente trocar de carro a todo momento, desperdiçar peças ou descartá-las de maneira equivocada.

A boa notícia é que por meio da mudança de comportamento do consumidor, à reciclagem automotiva já se tornou uma realidade e ganha adeptos em todo país. Regulamentada em 2014, a Lei do Desmanche tem ajudado nessa nova cultura de reuso. De acordo com ela, todas as empresas de desmonte têm que ser devidamente credenciadas no Detran e na Secretaria da Fazenda, e apenas as cadastradas podem vender peças usadas para o consumidor final.

Isso, além de assegurar uma qualidade melhor ao cliente, também ajuda em todo o processo de reciclagem, já que as peças serão tratadas e destinadas da forma mais adequada possível. Além disso, dependendo do estado do veículo, 85% de suas peças podem ser reaproveitadas, se tratada da forma correta e o valor, para o consumidor, chega a ser até 5 vezes mais barato que uma peça nova.

Itens de plástico, vidros, óleos, pneus e metais são os mais bem aproveitados nesses processos de reciclagem e chegam a corresponder a 10% do carro. Todas as iniciativas nesse sentido deveriam ser incentivadas e melhor divulgadas, até mesmo para que a população tome parte desse momento e cobre ainda mais por uma evolução ambiental.

Portanto, se você está pensando em trocar de carro ou dar aquela mexida, opte por peças de reuso dos revendedores credenciados. Assim você ajuda não só o seu bolso, mas também o meio ambiente.

*Marcos Siqueira é Presidente da Checktudo, empresa pioneira no mercado de informações veiculares. Com mais de 20 anos de atuação, a empresa apresenta crescimento de 20% ao ano e tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco. Atualmente com mais de 10 mil clientes em todo país, a Checktudo conta com um portfólio de soluções que oferecem consultas de veículos, sendo seu diferencial a quantidade de informações disponibilizadas em um mesmo sistema, além da possibilidade de prevenção de fraudes, gestão de riscos, redução de inadimplências e custos e aumento do resultado financeiro de seus clientes.

Share twitter/ facebook/ copy link