You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Vai comprar um carro usado? Conheça quais são os documentos necessários

Vai comprar um carro usado? Conheça quais são os documentos necessários

Por Yago Almeida

A compra de um carro é uma das principais conquistas de muitas pessoas atualmente. Afinal, por meio dele é possível ter comodidade e liberdade de ir e vir sem depender do transporte público. Porém, pode ser que essa compra também se torne uma enorme dor de cabeça.

Pensando em facilitar cada vez mais a sua vida, listei abaixo quais são as documentações e ações necessárias para a compra de seu veículo, bem como o que fazer após o ato da compra. Confira:

Antes de fechar o negócio: Durante a negociação de um veículo usado ou seminovo, exija os seguintes documentos do atual proprietário:

  • CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;
  • Comprovante de pagamento de IPVA dos últimos três anos;
  • Comprovante de pagamento do Seguro Obrigatório;

Depois de fechar o negócio: Esse é o momento de pedir a transferência do veículo para o nome do atual proprietário. Para isso, sempre confira os documentos necessários:

  • Documento de identificação pessoal – original e cópia simples;
  • Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e cópia simples;
  • Comprovante de endereço – original e cópia simples;
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV) – original, devidamente preenchido, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;
  • Laudo de vistoria de identificação veicular – original;
  • Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original;
  • Formulário RENAVAM – duas vias originais preenchidas.

Vale sempre lembrar que é possível solicitar ao vendedor o RENAVAM do veículo antes da compra e realizar um levantamento dados, de maneira gratuita, no site do Detran de sua cidade. Assim, será possível analisar possíveis restrições, furtos, multas, débitos e tantos outros aspectos que poderão te prejudicar futuramente, Fique ligado!

*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Top stories in your inbox!