Por Yago Almeida
A compra de um carro é uma das principais conquistas de muitas pessoas atualmente. Afinal, por meio dele é possível ter comodidade e liberdade de ir e vir sem depender do transporte público. Porém, pode ser que essa compra também se torne uma enorme dor de cabeça.
Pensando em facilitar cada vez mais a sua vida, listei abaixo quais são as documentações e ações necessárias para a compra de seu veículo, bem como o que fazer após o ato da compra. Confira:
Antes de fechar o negócio: Durante a negociação de um veículo usado ou seminovo, exija os seguintes documentos do atual proprietário:
- CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;
- Comprovante de pagamento de IPVA dos últimos três anos;
- Comprovante de pagamento do Seguro Obrigatório;
Depois de fechar o negócio: Esse é o momento de pedir a transferência do veículo para o nome do atual proprietário. Para isso, sempre confira os documentos necessários:
- Documento de identificação pessoal – original e cópia simples;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – original e cópia simples;
- Comprovante de endereço – original e cópia simples;
- Certificado de Registro de Veículo (CRV) – original, devidamente preenchido, com firma reconhecida por autenticidade do vendedor e do comprador;
- Laudo de vistoria de identificação veicular – original;
- Comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas ou encargos pendentes) – original;
- Formulário RENAVAM – duas vias originais preenchidas.
Vale sempre lembrar que é possível solicitar ao vendedor o RENAVAM do veículo antes da compra e realizar um levantamento dados, de maneira gratuita, no site do Detran de sua cidade. Assim, será possível analisar possíveis restrições, furtos, multas, débitos e tantos outros aspectos que poderão te prejudicar futuramente, Fique ligado!
*Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro, uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.