You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Valmet fornecerá novo coater off-machine para Oji Papéis Especiais no Brasil

A Valmet fornecerá uma nova máquina de coater off-machine para a Oji Papéis Especiais (OPE) que será instalada na fábrica da empresa em Piracicaba (SP). Com o novo coater off-machine PC4, a OPE busca aumentar a capacidade de produção de papel térmico e fortalecer sua competitividade globalmente, focada nos mercados brasileiro, sul-americano e norte-americano. O PC4 vai aumentar a capacidade de produção de papel térmico da OPE em 80%. O start-up do novo coater off-machine está previsto para novembro de 2021.

Este é um dos pedidos recebidos pela Valmet no segundo trimestre de 2020. Os valores não serão divulgados, mas pedidos deste tipo giram em torno de 25 a 35 milhões de Euros.

“A OPE escolheu a Valmet como parceira para este projeto do PC4 porque ela possui a tecnologia mais moderna de aplicação de revestimento para papel térmico disponível no mercado. O revestidor cortina (curtain coater) da Valmet é um sistema de aplicação com duas lâminas simultâneas de revestimento sem contato com o papel, com um ótimo perfil de revestimento, e os secadores de ar de baixo consumo de energia são altamente eficientes. O coater PC4 também terá a mais avançada tecnologia para o sistema de controle distribuído (DCS em inglês - Distributed Control System), o sistema de automação Valmet DNA, bem como os sistemas de mensuração e controle de qualidade da Valmet (QCS em inglês - Quality Control System). Esta nova máquina vai posicionar a OPE entre as maiores e mais modernas fábricas de papel térmico do mundo”, diz o diretor industrial da Oji Papéis Especiais, Giovani Varella.

“A cooperação e a parceria com a OPE já vem sendo excelente há algum tempo, graças aos recentes projetos de sucesso na área de automação. No caso do PC4, nós trabalhamos juntos ativamente durante a fase de vendas para desenvolver o conceito mais adequado para as metas da OPE. É essencial entender os objetivos do cliente e apresentar as melhores soluções o mais rápido possível, com a melhor qualidade durante o processo de vendas. Além disso, foi fundamental ter o desempenho das principais tecnologias incluídas nesse projeto comprovadas em testes-pilotos bem sucedidos e também em visitas técnicas realizadas em conjunto”, afirma o diretor da linha de negócios Papel da Valmet América do Sul, Rogério Berardi.

Informações técnicas sobre o projeto

O projeto do coater off-machine PC4 inclui o cabeçote de revestimento cortina de última geração OptiCoat Layer, que oferece revestimento uniforme em toda largura da máquina, mesmo em produtos onde camadas mais finas de revestimento são necessárias.

O projeto também inclui uma rebobinadeira, uma calandra OptiCalender Soft, uma enroladeira OptiReel Center e secadores de ar OptiDry. A capacidade de secagem dos secadores e suas temperaturas foram cuidadosamente calculadas e otimizadas para um papel térmico de alta qualidade. O projeto também inclui um sistema de preparação do revestimento a ser aplicado.

A instalação, start-up e otimização de processo do novo coater PC4 serão assistidas remotamente pelo Valmet Performance Center, utilizando as mais recentes soluções de Internet Industrial. O suporte remoto proativo e baseado em dados é uma maneira rápida e eficiente de garantir que a qualidade desejada do papel térmico seja alcançada e a máquina esteja cumprindo a curva de start-up planejada. O escopo de automação incluirá o sistema de automação Valmet DNA com sistema de controles da máquina (MCS - Machine Control System) e monitoramento de condições (Condition Monitoring). Também incluirá sistema de gerenciamento de qualidade (Valmet IQ), com controles de qualidade de grande escala, um perfilador umidade (IQ Moisturizer) e sistemas de câmeras da família PQV (Process Quality Vision) que consistem em monitoramento de quebras de folhas (WMS - Web Monitoring System) e sistemas de inspeção de folhas (WIS - Web Inspection System).

O novo coater PC4 terá largura útil de 4.200 mm e irá produzir papéis térmicos com gramaturas entre 44-55 g/m2 a uma velocidade de 1.200 m/min.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br

Sobre a Oji Papéis Especiais

A Oji Papéis Especiais faz parte da Oji Holdings Corporation, fundada em 1873, no Japão. A corporação possui aproximadamente 26 mil funcionários e está presente em quatro contingentes, com mais de 300 subsidiárias e unidades de fabricação, que produzem diferentes tipos de papéis e produtos relacionados, como celulose e papéis especiais, papel para imprimir e escrever, papel para jornal e papel para embalagem.