You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Valmet participa do Prêmio Destaques do Setor da ABTCP

Multinacional finlandesa concorre em nove categorias na maior premiação do segmento de celulose e papel no Brasil

A Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) realiza desde o ano de 2000 o Prêmio Destaques do Setor, que é a maior premiação do setor no País, por reconhecer os melhores fabricantes e fornecedores do mercado.

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, concorre em nove categorias:

  • Automação;
  • Fabricantes de Equipamentos e Sistemas para Recuperação de licor e Geração de Energia;
  • Fabricantes de Máquina e Equipamentos para Celulose;
  • Prestadores de serviços de Manutenção e Montagem;
  • Fabricantes de Máquina e Equipamento para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem;
  • Fabricantes de Equipamento e Acessórios para Produção de Tissue;
  • Conversão e Acabamento;
  • Inovação;
  • Sustentabilidade;
  • Vestimentas.

Até o dia 10 de julho, a entidade recebe pelo site as votações e, no dia 19 de agosto, acontece a divulgação das empresas vencedoras.

Cases em destaque

A Valmet concorre em nove categorias, nas quais são ressaltados cases e iniciativas que beneficiam o setor de papel e celulose. Na categoria Inovação, por exemplo, o destaque é o fornecimento ao projeto onde a equipe de planejamento da Valmet desenvolveu duas plantas de gaseificação de biomassa com capacidade de 87 megawatt cada, com o intuito de alimentar todos os fornos de cal de uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo. A demanda por combustível é 100% abastecida pelo biogás produzido pelos próprios gaseificadores, tornando a planta uma das pioneiras no mercado sul-americano, além de reduzir significativamente os custos de produção e as emissões de CO2.

A empresa finlandesa também concorre na categoria Fabricantes de Máquina e Equipamento para papel de imprimir e escrever, especiais e embalagem, onde possui dois importantes projetos em andamento: Máquina de Papel PM27, para a empresa Klabin S.A, parte do projeto Puma II, na cidade de Ortigueira (PR); e o Coater off-line PC4, vendido para a empresa Oji Papéis Especiais, na unidade de Piracicaba (SP).

A Máquina MP27, considerada a maior do segmento do Brasil e América do Sul, produzirá papel para embalagem de Kraftliner e White Top Liner de alta qualidade, com utilização de 100% fibra de eucalipto - um marco na indústria de papel e celulose. Já a Coater off-line PC4 produz papel térmico de qualidade de nível mundial e conta com as mais avançadas tecnologias para esse tipo de aplicação, como: o moderno cabeçote aplicador por cortina de tinta (Curtain Coater), essencial para um perfil homogêneo da tinta aplicada sobre o papel e os secadores OptiDry Coat.

Sobre a Valmet

A Valmet é a principal desenvolvedora e fornecedora global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Sua atuação de tecnologia inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, cartão e papel, além de usinas de energia para produção de bioenergia. Seus serviços e soluções de automação melhoram a confiabilidade, o desempenho dos processos, e aprimoram a utilização de matérias-primas e energia.

As vendas líquidas da Valmet em 2019 foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A empresa possui mais de 13.000 profissionais em todo o mundo, com sede em Espoo, Finlândia e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, possui unidades em Araucária-PR, Sorocaba-SP, Campinas-SP, Belo Horizonte-MG, Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. www.valmet.com.br

Top stories in your inbox!