You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.

Você sabe o que é o conceito de “last mile”?

O last-mile é a última etapa da cadeia logística de um produto e se refere ao trajeto realizado por uma mercadoria - de um centro de disposição até o destino final. É exatamente durante o “last mile” que o empreendedor tem a chance de demonstrar a qualidade de seu serviço e garantir a efetividade na entrega da mercadoria.

O grande problema é que, mesmo sabendo da importância dessa etapa, muitos lojistas ignoram o “last mile”. Atrasos, produtos danificados e roubo de cargas, entre outras situações, geralmente costumam acontecer durante essa fase. Por isso, implementar tecnologias eficientes que ajudam a resolver os problemas com organização e gestão, e ter parceiros que realizam entregas rápidas e de maneira segura é essencial para garantir o sucesso nos envios.

Apesar de ser uma rota relativamente curta, o last-mile é responsável por 53% dos custos de toda a cadeia logística, de acordo com uma pesquisa da Business Intelligence. Por isso, é importante pensar em opções para minimizar esses gastos, mas sem perder a qualidade do serviço de entrega.

Uma das empresas que vem se destacando neste mercado é a Lalamove, plataforma online de soluções em entregas que conecta empresas de todos os portes a motoristas parceiros em utilitários, carretos e também motos. Os preços iniciais variam de R$ 9 a R$ 100, dependendo do serviço contratado, mais variáveis de quilometragem, paradas extras, adicional noturno e/ou de ajuda do motorista.