Você sabia que é possível fazer uma varredura do histórico de uma moto e evitar problemas futuros?

3 months ago

*Por Marcos Siqueira

Em 1997, a frota de veículos do Estado de São Paulo era de 11.197.440 veículos, sendo apenas 10% desse total de motos. Em 2018, o número total de ‘rodas’ nas ruas triplicou, passando de 29 milhões. O número de motos também acompanhou esse crescimento e ganhou um corpo pelo menos 5 vezes maior, passando a representar cerca de 20% da frota.

Como vivemos em um momento de expansão dos serviços de delivery, onde as pessoas têm optado cada vez mais por entregas em suas residências e esses serviços também são amplamente utilizados por empresas dos mais diferentes setores no Brasil, é preciso que donos de frotas de motos também estejam de olho aberto na hora de adquirir um novo bem para sua empresa.

Assim como é feito em carros e caminhões, é possível levantar diferentes dados sobre o histórico e procedência das motos, antes de efetuar sua compra. Itens de checagem, como chassi, motor e placa são facilmente levantado por plataformas disponíveis no mercado e ajudam os gestores na hora de uma tomada de decisão.

Vale também fazer uma ampla comparação de preços, pois valores que parecem muito atrativos, podem ser armadilhas. Além disso, sempre exija o recibo de compras e o laudo de transferência. Por fim, faça, mesmo que dê trabalho ou algum gasto extra, à vistoria da moto.

Voltando a falar sobre como a tecnologia pode ajudar, as plataformas de checagem são verdadeiras aliadas no dia a dia de quem pesquisa por motos novas ou usadas. Isso porque, em poucos segundos, é possível saber até mesmo se a moto passou por alguma adulteração, leilão ou sinistro. Dados de multas e inadimplências também aparecem nessas varreduras e evitam problemas futuros.

Pense e pesquise muito bem antes de efetuar a compra. Afinal, não custa nada ter cuidado na hora de renovar a frota de motos, não é mesmo?!

*Marcos Siqueira é Presidente da Checktudo, empresa do mercado de informações veiculares, com mais de 20 anos de atuação e que tem por missão oferecer ferramentas que ajudem PMEs com questões de segurança e gestão de risco

Renniê Paro

Published 3 months ago