You've successfully subscribed to Polinize
Great! Next, complete checkout for full access to Polinize
Welcome back! You've successfully signed in
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Você sabia que o RH da sua empresa pode ajudar os funcionários que estão endividados?

Você sabia que o RH da sua empresa pode ajudar os funcionários que estão endividados?

Fintech de crédito consignado privado tira dúvidas sobre modalidade de empréstimo que pode melhorar a performance do trabalhador

Os números comprovam: a situação financeira do brasileiro não é nada boa. O país tem hoje mais de 63 milhões de endividados. É mais gente que a população inteira da Itália. Acontece que nem todos contam com a ajuda que precisam. O acesso ao crédito no país é desigual e isso afeta o dia a dia do trabalhador. Ele se vê diante das dívidas, se preocupa com elas, e não consegue focar no que realmente importa: em crescer profissionalmente, que é o que poderia tirá-lo da situação em que se encontra.

Neste cenário, ganha destaque uma modalidade de crédito que oferece taxas de juros mais baixas: o crédito consignado privado. Para entender melhor sobre ele, os sócios da Consiga+, Leandro Molina e Victor Loyola, separaram algumas informações para mostrar ao Departamento de Recursos Humanos das empresas como ajudar seus colaboradores:

Crédito consignado na modalidade privada

O crédito consignado privado é uma modalidade de crédito que pode ser solicitada por funcionários de empresas privadas. Elas fazem convênios com instituições que oferecem esse tipo de serviço e, a partir daí, conseguem disponibilizar essa ajuda a seus colaboradores. Eles ganham prazos maiores, taxas de juros mais baixas e a comodidade de ter as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento.

Uma modalidade de crédito que pode ajudar o funcionário a economizar

Uma calculadora que funciona em tempo real dentro da Consiga+ revelou que os mais de 12 mil clientes ativos da empresa já economizaram mais de R$ 35 milhões só este ano em juros que teriam que arcar caso optassem por outra forma de crédito. Vale destacar que, enquanto a taxa de juros para empréstimos pessoais é de 6,7% nos maiores bancos brasileiros, segundo o Banco Central do Brasil, os empréstimos consignados, em sua modalidade privada, cobram taxas com média mensal de 2,7%, valor que varia conforme o segmento da empresa conveniada e o perfil de risco individual de cada colaborador.

Emprestar dinheiro não significa deixar a pessoa superendividada

Muitas empresas ainda acham que, ao oferecer uma modalidade de crédito ao funcionário, estão colaborando com o seu endividamento excessivo. É uma conclusão equivocada. Hoje, o crédito pessoal está disponível para todos, só que a preços exorbitantes. Na modalidade de consignado privado, 80% dos tomadores de crédito o fazem para quitar outras pendências financeiras. Por se tratar de um produto mais barato, ele ajuda, então, a sanear a vida financeira do colaborador.

Uma ajuda que não sobrecarrega o Departamento de RH

O crédito consignado privado não prejudica o dia a dia do RH das empresas conveniadas. No caso da Consiga+, o processo é totalmente digital, fácil e sem burocracia ou papelada. Além disso, graças à tecnologia usada pela empresa, os clientes têm acesso a uma plataforma exclusiva, prática e customizável, que oferece tudo o que o RH precisa para a aprovação, o acompanhamento e o gerenciamento dos créditos para desconto e integração na folha de pagamento.

Modalidade de crédito atrelada à educação financeira

Fato: não adianta ajudar na consequência se a causa do problema não for solucionada. É por isso que não basta oferecer um crédito a um colaborador sem acoplar um plano de educação financeira com acesso a palestras, materiais educativos e plantões de dúvidas. Muito provavelmente o colaborador não se sentirá confortável para falar sobre problemas relacionados a dinheiro com alguém do RH de onde trabalha. Mas com um especialista terceirizado a conversa pode fluir melhor e as pessoas vão aprender a organizar suas contas de maneira efetiva, sem precisar pegar empréstimos futuramente.

Sobre a Consiga +

A Consiga+ é uma empresa de crédito consignado privado que acredita na democratização do crédito no Brasil. Com início das operações em novembro de 2018, já é hoje uma das maiores fintechs do país. Em parceria com o departamento de Recursos Humanos de empresas conveniadas, oferece empréstimo aos funcionários de forma ágil, prática, inclusiva e sem burocracia. Isso com uma taxa de juros bem abaixo do mercado. Uma iniciativa para que os colaboradores possam manter o foco no trabalho, sem se preocupar com dívidas. A empresa ainda faz palestras e oferece plantão de educação financeira para que os clientes aprendam a gerenciar o seu dinheiro. A Consiga+ é fundada por executivos com vasta experiência no mercado, que sabem da importância e da necessidade de fazer o crédito chegar a mais gente.

Top stories in your inbox!