Sobre Newsletter Torne-se um polinizador Mural de vagas Eventos Politalks Polissocial
Sign-in
/ Edtech

Youtube Edu: conheça a história de um dos embaixadores da plataforma

  • Polinize

    Polinize

    Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

    More posts by Polinize.
    Polinize

Rafael Procópio, fundador do Matemática Rio, é um dos professores que alavancou a carreira com as videoaulas

Por Naiara Araújo

O professor Rafael Procópio, fundador do site e do canal Matemática Rio, conta como surgiu a ideia de levar as aulas para a internet e os resultados que conseguiu até agora. Com 3,5 milhões de visualizações mensais, ele trocou as salas de aula pela câmera e encontrou um modelo de ensino mais eficiente. Procópio é embaixador do Youtube Educação e um grande defensor do ensino digital, confira a seguir.

Polinize – Como e quando surgiu a ideia de usar a internet como ferramenta de ensino?
Rafael Procópio – Comecei o canal [Matemática Rio] em 2010, peguei inspiração em um canal chamado Khan Academy, que na época estava produzindo os vídeos em inglês. Eu comecei porque queria atingir os meus alunos e foi ganhando visualização, mas eu criei o canal com esse objetivo inicial.

Polinize – Na sua opinião, qual é a importância de oferecer educação digital?
Procópio – Para mim a principal importância do trabalho online é a democratização do acesso ao conhecimento. A mesma pessoa que acessa o meu canal no sertão nordestino vai receber o mesmo conteúdo do cara que está no Leblon no Rio de Janeiro. Então não tem fronteiras, democratiza o conhecimento e dá chances iguais para todo mundo.

Polinize – A aceitação dos alunos é positiva?
Procópio – É positiva com certeza. Tanto do pessoal que acompanha pelo Youtube de graça, no Facebook, no site que é pago, em todas essas redes que eu participo o feedback é sempre positivo. Através dos feedback a gente percebe que o trabalho vem sendo bem feito e a recepção vem sendo positiva.

Polinize – Quantos alunos já foram atendidos?
Procópio – Essa pergunta é um pouco difícil de responder, porque não dá para saber exatamente quantos. Mas eu posso falar alguns números do meu site e do meu canal. No site são cerca de 2 mil cadastros ativos, no youtube são 800 mil alunos que assistiram aos vídeos e se interessaram se inscreveram para acompanhar os outros e o número de visualizações dos vídeos – 3,5 milhões todos os meses.

Polinize – Como você avalia os resultados desse modelo de ensino? Tem sido mais eficiente?
Procópio – Pra mim tem sido bem eficiente, porque a pessoa quando está no computador está numa atitude proativa, ela buscou conhecimento, ela fez a pesquisa, ela está num momento de concentração total. Ao contrário da sala de aula, onde a pessoa tem distrações e o professor perde tempo com um monte de outras coisas burocráticas. Na internet você não perde tempo, é mais eficiente, o tempo é usado da melhor maneira. Eu não preciso ficar tentando ensinar todos ao mesmo tempo, porque cada um tem o seu ritmo. Na minha opinião, o ensino online tem sido sim mais eficiente do que a sala de aula.

Polinize – Quais foram os principais desafios até agora?
Procópio – Enquanto eu estava em sala de aula estava tranquilo porque a gente sabe o que funciona e o que não funciona com os alunos. Agora que eu estou fora [da sala de aula] a gente sempre tem que estar se reciclando. Para mim esse é o maior desafio, a forma exata de comunicar com os estudantes. Por isso eu procuro dar palestra e fazer aulão, para ficar sempre em contato com a galera.

Polinize – Antes você dava aula presencial em instituições de ensino? E agora?
Procópio – Eu comecei na rede estadual do Rio de Janeiro dando aula no ensino médio, depois eu fiz concurso para a rede pública municipal para dar aula no ensino ensino fundamental. E hoje em dia não, desde 2015 eu larguei o presencial e eu estou só na internet, onde eu ensino de maneira remota.

Polinize – Em um país onde se fala muito da desvalorização dos professores, como foi se tornar “famoso” com a profissão?
Procópio – Eu não me considero famoso, eu tenho uma origem muito humilde na favela do Fumacê, no Realengo, no Rio de Janeiro. Eu só vejo que tenho uma certa fama quando eu vou na rua, em algum evento, e as pessoas me param, me reconhecem. Mas eu acho incrível quando as pessoas me param e me passam um feedback presencialmente. Eu acho muito legal conseguir esse reconhecimento e tornar a profissão um pouco mais visível e tentar inspirar novos professores.

Polinize – Você pensa em um novo modelo de ensino na internet ou deve manter os modelos atuais?
Procópio – Eu não consigo, nesse momento, pensar em nenhum outro modelo a não ser ensinar através de vídeo. Pra mim, o futuro da educação, e de todas as outras coisas, para daqui 5 ou 10 anos é o vídeo.

Polinize – Qual é o custo da aula online? É um negócio mais rentável que dar aula presencial?
Procópio – O custo de uma aula online é zero. Eu tenho o meu material, eu preciso de uma câmera, um computador e uma mesa digitalizadora ou um papel para escrever. Gravo o vídeo, invisto o meu tempo e publico. Para mim é mais rentável. Com certeza o retorno financeira atual é infinitamente melhor do que quando eu era professor da rede pública. Professor não ganha bem, então praticamente em qualquer coisa que você dedique o seu tempo fora da profissão você vai acabar ganhando mais, certamente o retorno financeiro é bem maior agora.

Polinize – É possível abrir o faturamento anual com o Matemática Rio?
Procópio – No primeiro ano de funcionamento, a gente faturou um valor X, não foi muito bom. Em 2016, o faturamento aumentou mais de 100% e atualmente estamos indo [para um aumento] de 200% a 300%. A cada ano pelo menos dobra ou triplica. Para o ano que vem talvez a gente brigue pra chegar nos 7 dígitos.

Polinize – Você é embaixador do Youtube Edu, como tem sido isso?
A função do embaixador do Youtube Educação é inspirar professores a criar conteúdos, participarem ativamente da produção de videoaulas. Quanto mais gente produzir melhor. A nossa missão é arrebatar novos professores para a plataforma e fazê-los criar os seus conteúdos próprios.

Polinize

Polinize

Nossa missão é dar às startups um espaço para compartilhar suas inovações, tornando-as acessíveis e conectadas

Read More
Youtube Edu: conheça a história de um dos embaixadores da plataforma
Share article